TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de governança

Por:   •  30/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

Marcus Vinícius de Azevedo

  • Resenha: A corporação! (THE CORPORATION)

O documentário trata sobre as corporações, Uma corporação é definida por um grupo de pessoas que se unem agindo de forma única e buscando um objetivo em comum. Muitas vezes esse objetivo, para ser alcançado depende de diversos fatores, como tempo, data, local, riscos envolvidos e afins.

A pergunta que deve ser feita no momento da tomada de decisão é como um fator de risco pode afetar uma organização, ou uma sociedade se não for respeitado?

Como visto no documentário, várias empresas acabam por não fazer a gestão dos riscos do próprio projeto, as mesmas empresas que saem em busca de criar um gosto comum dos consumidores, identificando formas e idéias que agradariam ao maior público possível visando sempre o maior lucro.

Entretanto o lucro não deve vir a qualquer custo, mesmo sendo a função de toda empresa e organização. Esse custo incalculável pode acabar fazendo notícias como, pessoas que comprar casas em lugares contaminados, remédios sendo vendidos sem registro, multas bilionárias, perdas de valor nas ações apareçam freqüentemente. Um caso atual pode ser dito o pré-sal, que acabou sendo uma grande farsa, além de uma grande manobra que com outras se tornaram o maior esquema de corrupção na história do Brasil, ou até mesmo a empresa do Eike batista, que teve uma redução bruta de valor, por causa de o projeto ser provado inviável.

O documentário nos mostrar como a corporação vive como ela realmente é nos dando uma visão interna das corporações. Mostra que ela ganha vida própria, e acaba visando única e exclusivamente o lucro e nada mais, assim acabam por cometer crimes por causa do lucro, como mão de obra escravizada, ou seja, vão a países que a população é miserável, usam e exploram esses países e quando a população começa a ter sustento, as larga a procura de outros países para escravizam, assim apagando a própria existência do país deixando para trás, pessoas usadas e com suas esperanças destruídas.

Várias medidas de melhoriam, tendem a ser implementadas por gestores competentes, há até a existência de normas como as ISOS e OHSAS, que são de controle de gestão, meio ambiente e qualidade, entretanto como uma droga viciante, a empresa acaba se desviando e voltando a visar o lucro a qualquer custo, assim visando somente o crescimento da empresa, não se preocupando com a destruição que as mesmas causam, investem bilhões por ano para poder atingir o seu público alvo, e assim moldar a sociedade para que aceitem seus produtos, mudando até mesmo o seu estilo de vida e seu modo de pensar.

O trabalho da governança corporativa é prevenir que as empresas entrem em processo de autodestruição, além de prevenir fraudes, ou desvalorizações por falta de análise de risco, além disso, há atualmente a existência de leis mais severas como a SOX, que responsabiliza a Alta administração, os conselhos de administração, por qualquer dano, de alta magnitude, independente do ramo que a mesma atua. Além disso, cabe aos conselheiros e aos administradores, saberem quais são os riscos que estão correndo, podendo até ser requisitado, que os mesmos tenham conhecimento de todos os riscos que a empresa está envolvida e danos que a mesma pode causar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (74.3 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com