TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho não padrão, polarização de empregos e desigualdade

Por:   •  26/6/2015  •  Resenha  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 4

Quarto capítulo

Trabalho não padrão, polarização de empregos e desigualdade

(pp. 135 – 208)

Grupo:

Débora do Couto

Débora Florenzano

Gabrielle

Juliana

Monique


Trabalho Atípico, polarização do trabalho e desigualdade.

Apesar da crise econômica dos últimos anos foi registrado um aumento do emprego, mas este é um emprego não padronizado tais como os trabalhos temporários, trabalhos com contratos temporários e trabalho de tempo parcial (trabalho de meio expediente).

Trabalho não padronizado (temporário, trabalho de meio período, e autônomo) representam um terço do total de empregos no OECD, variando de um mínimo de menos de 20% nos países da Europa Oriental (à exceção da Polónia) a 46% ou mais na Holanda e Suíça.

Mulheres se encontram especialmente no emprego de meio expediente e os jovens especialmente empregos temporários.Este tipo de emprego nem sempre é um trampolim para um emprego estável. Contratos temporários aumentam as chances de adquirir um trabalho padrão em comparação com os que estão desempregados, mas um trabalho de meio expediente ou emprego autônomo não aumentam as chances de uma transição para um trabalho padrão.

Trabalhadores não padronizados estão em pior situação em termos de muitos aspectos na qualidade do emprego, eles tendem a receber menos treinamento e, além disso, por terem contratos temporários têm mais tensão no trabalho e têm menos segurança no emprego do que os trabalhadores em postos estáveis e seguros. Níveis de lucros também são mais baixos em termos de salários anuais, por outro lado, em comparação com os trabalhadores permanentes, trabalhadores temporários enfrentam sanções substanciais de salários, instabilidade e crescimento dos salários mais lento.

Pouco mais da metade dos trabalhadores não padronizados são os principais chefes de família em sua casa, e a grande maioria deles (80% ou mais) vivem em uma casa com duas ou mais pessoas, incluindo crianças.

Trabalhadores não padronizados também são mais propensos a serem encontrados em pequenas empresas

Gráfico das porcentagens dos trabalhadores não padronizados distribuídos por tipos

[pic 1]

Gráfico da incidência de trabalhadores não padronizados distribuídos por idade

[pic 2]

Gráfico da incidência de trabalhadores não padronizados distribuídos pelos níveis de educação

[pic 3]

A polarização do trabalho está associada com o crescimento do emprego não convencional?

Quando o emprego é dividido em três tarefas definidas - resumo, rotina e não-rotina manual - um padrão claro de polarização em tarefas de trabalho pode ser visto na maioria dos países da UE entre meados dos anos 1990 e 2010.

[pic 4]

(Figura 4.8) Contribuição do trabalho não convencional e trabalho convencional às mudanças na proporção de emprego por tarefa.

As ações de emprego da rotina de tarefas do trabalho, que são tradicionalmente compostas por trabalhadores de meia-habilidade padrão, diminuíram significativamente em todos os países OECD (organização para a cooperação e desenvolvimento econômico). Ao mesmo tempo, vem ocorrendo um aumento em empregos não-manuais de rotina (9%), que foram mais freqüentemente empregos não-padrão e um grande aumento na participação do emprego de postos de trabalho abstrato (21%). O crescimento dos empregos não-manuais de rotina (por exemplo, motoristas ou trabalhadores de cuidados) é mais visível na Suíça, Irlanda e Portugal, onde a percentagem de emprego de tais empregos cresceu 20% ou mais. Em Portugal e na Suíça, por exemplo, o que corresponde a mais de dois terços da variação total do emprego ao longo do período.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (667.1 Kb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com