TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho para composição da disciplina Macroeconomia

Trabalho acadêmico: Trabalho para composição da disciplina Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  2.252 Palavras (10 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 10

INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – ISES

FACULDADE SUMARÉ

MACROECONOMIA

INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – ISES

FACULDADE SUMARÉ

POLÍTICAS ECONÔMICAS

Gisele Cortês Silva RA:1012068

Orientador: Edson Pereira de Brito

Trabalho para composição da disciplina Macroeconomia, curso de Administração.

SUMÁRIO

Sumário por Capítulos

Política Econômica 1

Política Fiscal 2

Déficit Público 3

Política Monetária 4

Política Cambial 5

Política Renda 6

Inflação 7

Crescimento Econômico 8

Desenvolvimento Econômico 9

Conclusão de Aprendizado 10

Bibliografia 11

Política Econômica

Definição

É o conjunto de ações governamentais, com o objetivo de alcançar finalidades estabelecidas a economia de um País (as questões de natureza econômica fazem parte do nosso dia- a- dia como desemprego, inflação, déficit publico, alterações nas taxas de juros, aumento de impostos, desvalorização da taxa de cambio). Estas ações são executadas pelos agentes da política econômica: o Governo.

Para que serve a Política Econômica?

As decisões que envolve a economia do Pais implicam uma serie de escolhas, no qual é preciso estabelecer foco na ação sem perder a visão estrategica. Com isso existe as funções do setor público, no qual podemos destacar quatro áreas: Reguladora, Provedora de bens e serviços, Redistributiva e Estabilizadora.

Reguladora – O Estado regula a atividade econimica conforme as leis, com isso torna-se possivel o controle de preços, monopolios e ações danosas diretas ao consumidor.

Provedora de bens e serviços – O Governo deve facilitar o acesso de bens e serviços essenciais tais como educação, saúde, defesa, transporte, segurança e justiça.

Redistributiva – As políticas econômicas devem beneficiar os mais necessitados da sociedade. Com isso modificam a distribuição de renda e riqueza entre pessoas e regiões, a igualdade social é uma prioridade a ser buscada pelos orgãos publicos.

Estabilizadora – Os formuladores devem se preocupar em estabilizar os grandes agregados macroeconômicos como a taxa de inlfação, taxa de desemprego e nível de produção com a finalidade de beneficiar a população.

Instrumentos da Política Econômica

Suas ferramentas são:

Política Fiscal;

Política Monetária;

Política Cambial;

Política de Rendas.

Política Fiscal

É a fiscalização do governo na arrecadação dos impostos e seus gastos. Sua atuação é através do sistema tributário no qual altera as despesas do setor privado. A arrecadação de impostos influi na renda disponível que os indivíduos poderão destinar para o consumo e poupança.

A política fiscal tem como objetivo atingir a atividade econômica sabendo estimular a produção, ou seja, crescimento econômico e combater, se for o caso, a elevada taxa de desemprego. O financiamento do déficit do setor público, também e um fator de preocupação da política fiscal. Existem dois fundamentos principais: o princípio da neutralidade e o princípio da equidade.

Princípio da neutralidade – As decisões de alocação de recursos esta baseada nos preços relativos determinados pelo mercado. A neutralidade dos tributos é obtida quando esses não alteram os preços relativos, minimizando sua interferência nas decisões econômicas dos agentes de mercado.

Princípio da equidade - Um imposto, além de ser neutro, deve ser justo no sentido de distribuir o seu ônus entre os indivíduos.

O governo pode alterar o volume das receitas e gastos públicos através dos instrumentos fiscais. Estes instrumentos são:

Impostos (receita)

Podem ser impostos diretos no qual incidem diretamente sobre as rendas de unidades familiares e empresas. Ex: Imposto de Renda Pessoa Física ou Jurídica.

Ou impostos indiretos que oneram as transações intermediarias e finais. Ex: ICMS (imposto de circulação de mercadorias; ISS (imposto sobre serviços); COFINS (contribuição para o financiamento da seguridade social); PIS (programa de integração social).

Despesas do governo (gastos)

As despesas do governo podem ser divididas em:

- Consumo: gastos com salários, administração pública, funcionalismo civil e militar.

- Transferências: benefícios pagos pelos institutos de previdência social, sob a forma de aposentadorias, salário-escola, FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

- Subsídios: são pagamentos feitos pelo governo a algumas empresas públicas ou privados.

- Investimentos: gasto com aquisição de novas máquinas, equipamentos, construção de estradas, pontes, infra-estrutura.

Orçamento do governo

É o resultado das operações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com