TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO Microeconomia e Macroeconomia

Trabalho acadêmico: TRABALHO Microeconomia e Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.040 Palavras (9 Páginas)  •  1.700 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Microeconomia e Macroeconomia 4

2.2 Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão Empresarial 7

2.3 Ética, Política e Sociedade 8

3 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS: 11

1 INTRODUÇÃO

O estudo das disciplinas contidas neste trabalho procura demonstra através de pesquisas, como é importante para as empresas fazer boa leitura do ambiente econômico independente do meio que atuam. Mostrando que variáveis como, taxa de câmbio, juros, inflação e outras podem interferir no faturamento das mesmas em termos de demanda e procura por serviços. Para que as mesmas possam tomar decisões baseadas em dados e fatos e que, além de conhecimentos como Microeconomia e Macroeconomia são necessários também uso de estatísticas, conhecimento de sociedade, política e por último, mas não menos importante a ética.

2 DESENVOLVIMENTO

No mundo globalizado, quando se fala em administração de organizações, tem-se que pensar em administração estratégica e , quando se fala em administração estratégica pensa-se em organizações como parte de um ambiente que oferece, às organizações nele inseridas, uma série de ameaças e oportunidades. O objetivo principal do estudo da economia para administração e compreender o ambiente econômico no qual as empresas estão competindo, quando fator de ameaças e oportunidades para as organizações. Entender os conceitos econômicos pode ajudar na sobrevivência das empresas e dos cidadãos.

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

Na macroeconomia o aumento contínuo e generalizado dos preços é caracterizado como inflação. O estudo macroeconômico aborda o mercado de cambio, conhecido como mercado de divisas, no qual é composto pelos diversos agentes econômicos que compram e vendem moeda estrangeira de acordo com suas necessidades. Relacionado à taxa de juros, a análise macroeconômica investiga o seu comportamento nas múltiplas fatias do mercado no decorrer do tempo. Entende-se por juros, a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro, portanto é necessário para o empreendedor compreender sobre as diversas taxas de juros que são aplicadas no mercado para que desta forma possa constituir sua política de aplicação dos recursos. O estudo da economia é de suma importância para a vida das pessoas, pois o que se observa é que estas não dão o devido valor à influencias dos agentes econômicos em seu dia-a-dia, principalmente os empresários, que diversas vezes deixam as suas decisões econômico financeiras na responsabilidade de contadores, mantendo um costume que comumente não dirige às melhores decisões, e por ocasiões até mesmo a decisões erradas.

Inflação é o aumento contínuo e generalizado no nível geral dos preços. O índice de preços ou taxa de inflação mede a taxa de crescimento do nível de preços médios dos bens e serviços oferecidos pela economia num dado período de tempo. Desta forma, há uma intensa ligação entre variações nas taxas de juros e uma média ponderada das variações nos níveis de preços, cujos efeitos estão refletidos tempo. Há três tipos de inflação: a inflação de demanda, a inflação de custos e a inflação inercial.

Vamos falar sobre a inflação de demanda.

Noticia: São Paulo- A demanda das empresas por créditos recuou 4,2% em agosto na comparação com julho, segundo levantamento divulgado pela empresa de consultoria Serasa Experian. Em julho, foi registrado crescimento de 9,7% na busca por crédito em relação ao mês anterior. Na comparação com agosto do ano passado, a demanda foi 6,2% menor.

Taxa de juros nos demonstra que a taxa está ligada à inter-relação entre os níveis de ofertas de títulos com os da demanda de títulos. Com isso ela representa o retorno esperado de um capital no decorrer do tempo, desse modo os juros são valores cobrados pelo empréstimo de dinheiro. As taxas de juros podem ser calculadas de duas formas: juros simples e juros composto, e traz consigo alguns riscos Omo o da inadimplência que ocorre quando o credor não e ressarcido do valor emprestado. Para os clássicos, os juros acabam atuando como um estabilizador, ou seja, caso viesse ocorre declínio nos investimentos, consequentemente ocorre uma retração nos fundos de empréstimos, que ocasionaria a queda de demanda por investimento, essa demanda passaria a ser exercida pelos fundos de empréstimos, que reduziriam as taxas de juros com sua diminuição a poupança reduziria, o que resultaria no aumento do consumo, assim os investimentos se fortaleceriam com a redução dos juros e surgiria novamente o equilíbrio, ou seja, a poupança seria igual aos investimentos. Tipos de taxas de juros, Taxa básica de juros, Taxa de juros à longo prazo, Taxa real de juros, Taxa nominal de juros.

Vamos falar sobre a taxa nominal de juros.

Brasília (DF) – As empresas do setor de turismo com interesse em financiar projetos localizados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste serão beneficiadas com redução de encargos financeiros para até 2,5% ao ano. Decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) baixou os juros das operações realizadas com recursos dos fundos constitucionais de Financiamento do Norte (FNO), Nordeste (FNE) e Centro-Oeste (FCO).

A resolução 4.149, do CMN, de 25 de outubro, estabeleceu as menores taxas de juros da história desses fundos. Proposta pelo Ministério da Integração Nacional, a redução teve apoio do Ministério do Turismo.

As novas taxas de juros vigorarão até 31 de dezembro de 2012. Durante esse período, os beneficiados poderão contratar operações de investimento com a taxa nominal de 2,94% ao ano, podendo chegar a 2,5%, se utilizado o bônus de adimplência de 15% que incide sobre as prestações pagas em dia.

Nas operações para capital de giro ou custeio isolado, os bancos administradores desses fundos continuarão praticando as taxas de juros e bônus de adimplência anteriormente estabelecidos. Para esses empréstimos, a taxa varia de 5,74% a 8,5% ao ano, com bônus de adimplência e de acordo com o porte da empresa.

Essa ação do Ministério da Integração estimulara, de forma decisiva, os empreendedores com interesse em iniciar ou ampliar o seu negocio no turismo, afirmou o secretario Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota.

Taxa de câmbio procedendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com