TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trajetória da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico

Artigo: Trajetória da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  Artigo  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  1.234 Visualizações

Página 1 de 2

AULA - TEMA 03: O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE

Trajetória da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico

INTRODUÇÃO: Sustentabilidade tem duas origens. A primeira, na biologia, por meio da ecologia. Refere-se à capacidade de recuperação e reprodução dos ecossistemas (resiliência) em face de agressões antrópicas (uso abusivo dos recursos naturais, desflorestamento, fogo etc.) ou naturais (terremoto, tsunami, fogo etc.). A segunda, na economia, como adjetivo do desenvolvimento, em face da percepção, sobretudo no último quarto desse século, não tem possibilidade de perdurar. Ergue-se, assim, a noção de sustentabilidade sobre a percepção da finitude dos recursos naturais e sua gradativa e perigosa depleção.

O texto está dividido em quatro partes. Na primeira, desenham-se, de forma sucinta, as origens e o contexto do surgimento da noção da sustentabilidade, transformada em Desenvolvimento Sustentável (DS) por meio dos embates na arena internacional. Na segunda, examina-se a questão das dimensões do desenvolvimento sustentável mostrando os limites de uma compreensão restrita a três – ambiental, econômica e social. Na terceira, são apresentadas pistas sobre a relevância, hoje, da sustentabilidade. Na quarta, analisam-se três respostas, atualmente em construção, à crise ambiental. Conclui-se indagando sobre as mudanças na trajetória da noção de desenvolvimento sustentável.

QUESTÕES

1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

Resposta: As cinco dimensões são:

Econômia - A econômia definida como uma das cinco dimensões, vem expressando a energia, que deve ser consumida e produzida de maneira responsavel, que não venha prejudicar o meio ambiente, procurando uma forma mais em conta de energia renovavel e tecnologica que aumente a economia sem prejudicar o planeta

Ambiental - Procurar manter qualidade de vida, de uma forma que não venhamos prejudicar o nosso meio ambiente.

Social - O social expressa a qualidade de vida das pessoas, e vem por meio desta mostrar, que a igualde deve estar presente na vida de cada ser humano.

Cultural - A cultura tem sido essencialmente vista como um aspecto importante do desenvolvimento sustentável no contexto dos países em vias de desenvolvimentos, conservação da natureza e populações e culturas nativas.

Politico - Temos que fazer com que o meio politico venha ser mais adaptos as mudanças ambientais, e que venham mante-las para o bem da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com