TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trasporte aéreo

Por:   •  6/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

Esse fenômeno pode ser explicado pela disposição do consumidor em pagar preços maiores em função da comodidade que esse serviço pode proporcionar como conforto, rapidez, atendimento diferenciado e outros. Dessa forma, as companhias aéreas comercializam suas passagens aéreas com preços desregulamentados pelo Estado, provocando fortes oscilações nos preços destas passagens que permitem a companhia aérea otimizar a taxa de ocupação de suas aeronaves, praticando preços diferenciados e realizando voos de conexão e escalas

o transporte aéreo de passageiros consiste em um serviço substituto, que pode ser facilmente trocado por outro serviço. Assim os consumidores desse tipo de serviço demonstram-se mais sensíveis as variações sobre o nível de preços.

o comportamento dos consumidores também pode ser explicado por outros fatores, como: acesso ao crédito, aumento do nível de renda, desvalorização da moeda, entre outros.

No geral, os consumidores respondem a variação dos preços com uma retração da demanda, revelando a sensibilidade dos consumidores a variações nas tarifas aéreas. Esse fenômeno pode ser explicado pela disposição do consumidor em pagar preços maiores em função da comodidade que esse serviço pode lhe proporcionar. Esses resultados podem subsidiar as políticas públicas e ações regulatórias do setor de aviação civil brasileiro. Dessa forma, as companhias aéreas comercializam suas passagens aéreas com preços desregulamentados pelo Estado, provocando fortes oscilações nos preços destas passagens. Porém, permite a companhia aérea otimizar a taxa de ocupação de suas aeronaves, praticando preços diferenciados e realizando voos de conexão e escalas.

Ressalta-se, nesse sentido, que o transporte aéreo doméstico de passageiros consiste em um serviço substituto, ou seja, pode ser facilmente trocado por outra modalidade de serviço de transporte. Logo, os consumidores desse tipo de serviço demonstram-se mais sensíveis a variações incorridas sobre o nível de preços.


Neste caso, entende-se que determinados consumidores se dispõem a pagar mais pelo serviço de transporte aéreo, devido às vantagens que esse pode lhe fornecer (conforto,rapidez, atendimento diferenciado e outros) ao invés de alternar para outra modalidade de transporte, como o rodoviário, por exemplo. Ademais, detectou-se que o comportamento dos consumidores também pode ser explicado por outros fatores, como: acesso ao crédito, aumento do nível de renda, desvalorização da moeda, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com