TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trasporte Hidroviario

Ensaios: Trasporte Hidroviario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  1.483 Palavras (6 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 6

Transporte Hidroviário no Brasil

Questão 1

São Francisco

Localização e Extensão:

O rio passa por 5 estados e 521 municípios, sendo sua nascente na Serra da Canastra, no município de São Roque de Minas, centro-oeste de Minas Gerais. Seu percurso atravessa o estado da Bahia, fazendo sua divisa ao norte com Pernambuco, bem como constituindo a divisa natural dos estados de Sergipe e Alagoas, e, por fim, deságua no Oceano Atlântico, drenando uma área de aproximadamente 641 000 km². Seu comprimento medido a partir da nascente histórica é de 2 814 km, mas chega a 2 863 km quando medido ao longo do trecho geográfico. Apresenta dois estirões navegáveis: o médio, com cerca de 1.371 km de extensão, entre Pirapora (MG) e Juazeiro (BA) / Petrolina (PE) e o baixo, com 208 km, entre Piranhas (AL) e a foz, no Oceano Atlântico.

Tipos de cargas transportadas:

São Francisco oferece condições de navegação, desse modo, as principais cargas transportadas são de cimento, sal, açúcar, arroz, soja, madeira e gipsita, incluindo o transporte de pessoas, sobretudo de turistas.

Tipos de embarcações:

A navegação fluvial é praticada, de forma regular e comercial, com embarcações de médio e pequeno porte.

Contribuições Econômicas:

A bacia hidrográfica do rio São Francisco tem grande importância para o país não apenas pelo volume de água transportado em uma região semi-árida, mas, também, pelo potencial hídrico passível de aproveitamento e por sua contribuição histórica e econômica para a região.

Madeira

Localização e Extensão:

O rio Madeira é um rio da bacia do rio Amazonas que banha os estados de Rondônia e do Amazonas. É um dos afluentes principais do rio Amazonas. Tem extensão total aproximada de 3315 km, sendo o 17.º maior do mundo de extensão.

Tipo de embarcações:

Balsas de carga e embarcações mistas (passageiros e cargas)

Tipos de cargas transportadas:

Soja, fertilizantes, milho, cimento, combustíveis, alimentos perecíveis e não perecíveis, contêineres, automóveis, cargas gerais, milho, cimento, entre outros.

Contribuições Econômicas:

O Estado de Rondônia e grande parte dos estados da região Centro-Oeste utilizam o Rio Madeira como um dos principais meios para transportar os produtos regionais, através do Porto Graneleiro na capital Porto Velho - RO. Vários produtos são levados para o exterior, isso faz com que a economia do estado aqueça gerando empregos diretos e indiretos.

O Rio Madeira foi e continua sendo de suma importância para a economia do Estado de Rondônia, pois através de suas águas muitos produtos saem e chegam ao Estado, tornado assim esse giro de mercadorias vantajoso para o Estado de Rondônia contribuindo para a formação do PIB e do crescimento da infraestrutura de Rondônia atuando diretamente e indiretamente para a melhoria da qualidade de vida do povo rondoniense.

Tietê-Paraná

Localização :

É uma via de navegação situada entre as regiões sul, sudeste e centro-oeste do Brasil.

Extensão :

A hidrovia permite a navegabilidade no rio Piracicaba, desde o encontro com o rio Tietê até 22 km a montante, no rio Tietê, desde a cidade paulista de Conchas até o encontro do Tietê com o Paraná, numa extensão de 554 km, no rio Paranaíba, desde a base da barragem da Usina Hidrelétrica de São Simão até ao encontro com o rio Paraná, numa extensão de 180 km, no rio Grande, desde a base da barragem da Usina Hidrelétrica de Água Vermelha até ao encontro do rio Grande com o rio Paraná, numa extensão de 59 km, no rio Paraná desde o encontro dos rios Grande e Paranaíba, até a barragem da Usina Hidrelétrica de Itaipu, numa extensão de 800 km e no canal Pereira Barreto, que liga a barragem Três Irmãos da Usina Hidrelétrica de Três Irmãos, no rio Tietê, ao rio São José dos Dourados,afluente da margem esquerda do rio Paraná, no Estado de São Paulo, numa extensão de 53 km.

Tipos de cargas transportadas:

Permite a navegação e consequentemente o transporte de cargas e de passageiros. É uma via muito importante para o escoamento da produção agrícola dos estados do Mato Grosso,Mato Grosso do Sul, Goiás e parte de Rondônia,Tocantins e Minas Gerais

Tipos de embarcações:

Utiliza-se nessa hidrovia meios de transporte aquáticos (barcos, navios ou balsas) para transportar mercadorias e passageiros, em oceanos, mares, lagos, rios, ou canais.

Contribuições econômicas:

A entrada em operação desta hidrovia impulsionou a implantação de 23 pólos industriais, 17 pólos turísticos e 12 pólos de distribuição. Gerou aproximadamente 4 mil empregos diretos.

Taquari – Guaíba

Localização e extensão:

Rio Grande do Sul, com 686 quilômetros de extensão.

Tipo de cargas transportadas:

É operada por uma frota de 72 embarcações, que podem movimentar um total de 130 mil toneladas. Os principais produtos transportados na hidrovia são grãos e óleos. Uma de suas importantes características é ser bem servida determinais intermodais, o que facilita o transbordo das cargas.

Tipos de embarcações:

Utiliza-se nessa hidrovia meios de transporte aquáticos (barcos, navios ou balsas) para transportar mercadorias e passageiros, em oceanos, mares, lagos, rios, ou canais.

Contribuição econômica para região:

• Abastecimento público

• Abastecimento industrial

• Irrigação

• Dessedentação de animais

• Navegação comercial

• Recreação e turismo

• Pesca comercial

• Geração de energia elétrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com