TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um estudo da Companhia Brasileira de Confecções (CBC)

Pesquisas Acadêmicas: Um estudo da Companhia Brasileira de Confecções (CBC). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 5

NIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

EAD – ESTÁCIO CAMPUS VIRTUAL

PROJETO INTEGRADOR – PARTE I

São José

31/08/2010

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ....................................................................................................................3

2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC ......................................................................4

3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC.................................................................................. 5

4. O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC ..............................................................................6

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................................... 7

6. REFERÊNCIAS ................................................................................................................... 8

1. INTRODUÇÃO

No decorrer deste trabalho será abordada uma pesquisa sobre a empresa Companhia Brasileira de Confecções (CBC) que tem como Diretor Presidente Cláudio Barros e Diretor Superintendente Marcel, a empresa trabalha com confecções de roupas, seu mercado abrange o território nacional com uma cartela grande de clientes.

A CBC surgiu em 1974, quando Cláudio gerente de uma das mais conceituadas lojas de modas da capital, demitiu-se do cargo para associar-se a Marcel, imigrante francês recém chegado ao país, que trazia uma grande experiência

da indústria parisiense de confecções.

Com essa união montaram uma oficina de confecções, que logo cresceu para uma produção em série, sua clientela foi crescendo cada vez mais, com isso em 1978 transforma a pequena empresa em sociedade anônima, denominada CBC – Companhia Brasileira de Confecção.

2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC

O sistema organizacional da CBC era dividido entre os dois sócios de início, Cláudio o responsável pelas funções gerenciais e administrativas e Marcel incumbia-se de todos os problemas da produção.

Cláudio acabava que tomando todas as decisões sozinho, somente repassava as decisões para Marcel e o restante executar sem pedir opiniões.

Com o crescimento da empresa, foram promovidos alguns funcionários antigos que demonstraram fidelidade, dando a eles cargos de diretoria, agora contendo 7 diretores, porém as decisões cabia exclusivamente a Cláudio aos demais, cabia executá-las fielmente.

A Empresa atuava no mercado de confecção e moda, seu horizonte de tempo de planejamento era de apenas 1 estação do ano o que corresponde a 1 quadrimestre. Com isso mudavam suas coleções conforme as estações do ano, mesmo sem estabelecer objetivos e metas futuras a empresa CBC conseguia crescer no mercado.

Assim a cada ano as metas e objetivos eram verificados nas diversas áreas, com um mal planejamento estratégico pois a CBC não trabalhava pensando no futuro.

3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC

Na CBC não existe

nenhum tipo de canal de coleta de sugestões de funcionários, as decisões eram tomadas pelo presidente, com isso a CBC perde chances de ganhar um funcionário com capacidade de estar evoluindo e crescendo com a empresa e não estar contratando somente pela fidelidade, mas pela capacidade que mesmo tem.

Ao cometerem erros por negligência ou falta de atenção os superiores devem além de advertirem o funcionário, repassar aos demais funcionários para não estarem cometendo o mesmo erro, cada funcionário é responsável pela sua área com isso respondem aos seus erros.

Quando um funcionário age por conta própria tentando ajudar e acaba dando problemas, o seu superior terá que adverte também, pois ele não deve tomar nenhuma decisão sem consultar seu superior seguindo a hierarquia dentro da empresa.

A maioria das decisões eram tomadas onde se concentra os diretores e presidentes, mas nem todas as decisões eram tomadas pelos mesmos, algumas delas são tomadas pelo nível operacional, como decisões de como se comportar, não sendo necessário levar até a diretoria erros ou faltas consideradas leves, assim o nível operacional pode resolver esses problemas advertindo os funcionários.

4. O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC

A CBC não costuma delegar entre eles, com isso só quem toma as decisões da empresa é Cláudio, a falta do mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com