TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPANHIA BRASILEIRA DE DISTRIBUIÇÃO

Por:   •  4/11/2015  •  Tese  •  8.877 Palavras (36 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 36

ACÓRDÃO Nº.

1ª. TURMA - 1ª. CÂMARA

PROCESSO TRT 15ª REGIÃO - Nº. 01949-2007-097-15-00-0 RO

RECURSO ORDINÁRIO

RECORRENTE: COMPANHIA BRASILEIRA DE DISTRIBUIÇÃO

RECORRIDO: OSVALDO DE ALMEIDA NETO

ORIGEM: 4ª VARA DO TRABALHO DE JUNDIAÍ - SP

JUIZ SENTENCIANTE: MARCELO BUENO PALLONE

Inconformada com a r. sentença de fls. 116/123, cujo relatório adoto e que julgou procedente em parte a reclamatória, recorre a reclamada, às fls. 137/149, arguindo, preliminarmente, nulidade da sentença por negativa de prestação jurisdicional e cerceamento de defesa e, no mérito, insurgindo-se contra o não reconhecimento do pedido de demissão do autor, bem como, quanto à indenização por danos morais e seu valor excessivo, quanto à multa por litigância de má-fé e multa do art. 477, da CLT.

Custas e depósito recursal satisfeitos (fls. 150/153).

Contrarrazões às fls. 156/168.

Nos termos dos artigos 110 e 111 do Regimento Interno deste E. Regional, os autos não foram encaminhados à D. Procuradoria.

É o relatório.

VOTO

Conheço do recurso interposto pela reclamada, pois presentes os pressupostos, intrínsecos e extrínsecos, de admissibilidade.

Preliminares

1 - Negativa de prestação jurisdicional

Argui a reclamada a nulidade do r. julgado de piso por negativa de prestação jurisdicional.

Contudo, não aponta, em seu longo arrazoado a respeito, qualquer ponto da defesa sobre o qual a r. sentença não se tenha manifestado, limitando-se a apontar questões quanto à apreciação da prova eventualmente produzida, o que é matéria de mérito, e com ele serão apreciadas.

Outrossim, ainda que eventualmente houvesse omissão na r. sentença de piso, o que se admite apenas ad argumentandum, não interpôs a reclamada os competentes embargos declaratórios, restando, portanto, preclusa a oportunidade para a arguição.

Assim, sob qualquer ângulo que se aprecie a preliminar, impõe-se a sua rejeição.

2 - Nulidade por cerceamento de defesa

Afirma a recorrente padecer a r. sentença de piso do vício de nulidade, também pela existência de cerceamento de defesa, eis que o MM. Juízo de piso não abriu vista à mesma da manifestação da recorrida sobre a defesa e documentos, sendo certo que haviam questões sobre os controles de jornadas juntados que mereceriam esclarecimentos.

Sem razão contudo.

Inicialmente, ressalto que não ocorre cerceamento de defesa quando o Juiz, a quem cabe determinar as provas necessárias à instrução do processo, as indefere, por considerá-las impertinentes, vez que é ele o destinatário da prova, incumbindo-lhe indeferir as desnecessárias, nos termos do art. 130 do Código de Processo Civil. Assim, nada a considerar quanto ao indeferimento da prova testemunhal, apontado pela reclamada. Ressalte-se, ainda, que a presente manifestação se dá apenas para evitar futuras arguições de omissão, eis que, em rigor, nada requer a reclamada a respeito.

No mais, inexiste determinação legal para abertura de prazo à reclamada para manifestar-se sobre a réplica da reclamante, sendo certo que o momento para a reclamada apontar quaisquer peculiaridades nas anotações de jornada, como alegado, seria a própria defesa.

Inexiste, portanto, violação aos princípios do contraditório e ampla defesa, mormente ante a possibilidade de revisão da matéria pelo Tribunal ad quem.

Rejeito.

Mérito

1 - Dispensa sem justa causa

No mérito, a celeuma processual resume-se à modalidade de dispensa obreira, e suas consequências, sendo certo que a r. sentença de piso, ao delimitar os pontos controvertidos, e distribuir o ônus da prova, acabou por criar situação no mínimo, estranha. Senão, vejamos:

O autor alegou que, no exercício normal de suas atividades, foi surpreendido por revista em seu armário, tendo a reclamada encontrado duas embalagens de desodorante. Ato contínuo, a reclamada teria acusado o autor de furto, e o coagido a pedir demissão. Pleiteou o reconhecimento da nulidade do pedido de demissão, e os consectários, bem como indenização por danos morais.

A reclamada não nega a revista, ou a acusação de furto, afirmando, porém, que o autor pediu demissão de livre e espontânea vontade, no decorrer das apurações.

Não há, portanto, controvérsia quanto às circunstâncias fáticas ocorridas na ocasião, resumindo-se a questão à existência de coação. Inexistia, assim, necessidade de quaisquer provas quanto à efetividade da ocorrência de furto de mercadoria, por parte do autor. Assim, toda a instrução a respeito era desnecessária, eis que, repise-se, não houve a dispensa por justa causa!

Limitando-se a controvérsia à coação, o ônus da prova, a teor dos artigos 818 consolidado e 333, I, do CPC, era do autor, que dele não se desincumbiu. Inexiste nos autos prova de que o mesmo tenha sido, em algum momento, coagido a pedir demissão. Note-se que sequer pretendeu a produção de prova oral a respeito, tendo limitado a matéria, em audiência, à questão do furto.

A simples existência de acusação, por parte da reclamada, ao contrário do esposado pelo MM. Juízo de origem, não pode ser considerada coação, eis que a apuração dos fatos insere-se em seu poder potestativo e diretivo, ainda que a apuração se tenha dado de maneira perfunctória ou superficial.

Outrossim, ainda que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43 Kb)   pdf (96 Kb)   docx (32.6 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com