TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma nova visão de um empreendedor no Brasil

Artigo: Uma nova visão de um empreendedor no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Artigo  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

Logística 2014

Reunir seu grupo,com as informações coletadas no passo 1,2 e 3 desse desafio,confeccionar um texto,com no mínimo duas paginas e no máximo três páginas,colocando as informações pesquisadas em relação ás condições para se tornar um empresário e o conceito de empresa.As informações obtidas na elaboração auxiliarão o grupo na confecção desse texto.

Definição

Empresário: Pessoa Que – Se Estabelece, Com Uma Empresa Ou Indústria, Pessoa Que Promove Espetáculo Artístico Ou Esportivo.

Antigamente todo comerciante era considerado um empresário, com a modernização, globalização e evolução dos tempos e chegada do Código Civil Brasileiro hoje temos uma nova visão do empresário.

Baseado no Código Civil Brasileiro Artigo 966; Considera empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens e serviços.

Parágrafo Único: não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza cientifica literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou Colaboradores salvo se o exercício da profissão constituir elementos de empresa.

1-Profissional Intelectual: não se considera empresário o exercite de profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, mesmo que contrate empregado para auxiliá - lo no trabalho. Salvo se, no exercício da profissão, constituir elementos de empresa.

2-Empresário Rural: salvo se houver a inscrição no registro da empresa (junta comercial)

3-Cooperativas: que são sempre sociedade civis.

4-Aquele que presta serviços diretamente e não se organiza como empresa.

Então baseado no Código Civil brasileiro, Artigo 966 para ser empresário é necessário os seguintes itens:

1-Profissionalmente: considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens e serviços.

Que podem ser vista em três ordens:

A) Habilidade :não se considera profissional quem faz tarefas esporádicas, não é considerado empresário quem organiza os fatores de produção mesmo que para venda de maneira episódica.

B) Pessoalidade: o empresário no exercício de sua atividade empresarial deve contrata empregados, pois seriam eles que estariam produzindo ou fazendo circular os bens ou serviços.

C) Monopólio de Informações: é o empresário quem detém as informações sobre determinado produto ou serviço de sua empresa para oferecê-los ao mercado.

2) Atividade econômica: a atividade econômica gera riqueza mediante a extração, transformação e distribuição de recursos naturais, tendo como finalidade a satisfação de necessidades humanos.

3) Atividade organizada: a empresa é uma atividade organizada uma vez que o empresário conjuga os quatro fatores de produção: capital, mão de obra, insumos e tecnologia para a produção de bens ou serviços.

4) Capacidade Jurídica: condições de adquirir direitos e contrair deveres em nome próprio.

5)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com