TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A característica do empreendedor no Brasil

Artigo: A característica do empreendedor no Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  Artigo  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 4

EMPREENDEDORISMO NO BRASIL.

Janaina Kusinski Voltolini

Professor Rogério de Souza

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI.

Tecnologia em Processos Gerenciais (EMD 0165) – Empreendedorismo.

22.06.2012

RESUMO

No mundo atual, muitos abrem seu próprio negócio, por tanto, é fundamental ser competente para exerceu a função com zelo e estar motivado para enfrentar qualquer obstáculo em seu negócio, ativando seu espírito empreendedor, através da capacidade em servir-se de recursos humanos ou matérias. O empreendedorismo sucedido da inovação tecnológica, globalização e principalmente do aumento da competitividade, seus fundamentos e aplicabilidade estão direcionados, principalmente, para as micro empresas e empresas de pequeno porte no Brasil.

Palavras-chave: Empreendedorismo; Empreendedor; Tecnologia.

1 INTRODUÇÃO

A mudança organizacional tornou-se uma ponte central para as empresas, principalmente para se adaptar aos novos patamares. Muitas empresas ainda lutam para conduzir transformações de forma efetivas sem grandes conflitos. A resistência à mudança é uma das principais barreiras ao empreendedorismo bem sucedido.

De acordo com Souza (2001, p. 38): “a provocar mudanças na forma de atuar dos empreendedores, ofertando uma possibilidade para o desenvolvimento da capacidade gerencial dos autores associados ao mesmo”.

Mesmo não se tendo um perfil cientifico que permite identificar com alguma certeza os empreendores em potencial, há consenso sobre a possibilidade de se desenvolver o potencial empreendedor e as características que mais contribuem para a realização desse potencial, tais como: inovação, criatividade, propensão a correr riscos moderados, visão, necessidade de realização, perseverança, identificação de oportunidades, entre outras.

Para abrir uma empresa não significa somente empreender um novo negócio, gerar empregos ou fazer girar o enorme círculo da economia nacional. É uma avassaladora onde envolve todos os países ricos do primeiro mundo e chega intensamente ao nosso país no esteio criado pelas dificuldades das grandes empresas, nas quais o gigantismo e a burocracia entravaram a flexibilidade, a agilidade e a competitividade.

2 EMPREENDEDORISMO

O empreendedorismo atual vive baseado na capacidade de adaptação aos novos modelos econômicos e exigências mercadológicas e da própria exigência de se ter um segundo plano. No entanto, muitos promissores empreendedores enfrentam dificuldades dentro de seu próprio projeto para modificar alguns detalhes que não estão bem adaptados.

O surgimento da tecnologia representa uma nova onda de oportunidades para os empreendedores uma vez que o conhecimento ainda não está disseminado mesmo entre grandes empresas. O empreendedorismo é mais viável ao pequeno empreendedor, na medida em que se pode montar um negócio com pequeno nível de investimento.

Mesmo levando-se em conta que o empreendedorismo é viável com baixo volume de investimentos, é provável que em determinados momentos da existência da empresa seja interessante por razoes mercadológicas ou estratégicas, uma injeção de capital de terceiros.

Neste momento é bem provável que o empreendedor tope com as chamadas empresas de capital de risco que vão trocar um percentual minoritário da empresa por algum valor de dinheiro, esperando vende-lo alguns anos depois por um valor muitas vezes maior.

3 CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR

Ser empreendedor é ter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com