TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Utilidade geral e marginal dos consumidores

Abstract: Utilidade geral e marginal dos consumidores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Abstract  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 2

1. A curva de possibilidade de produção informa graficamente como a escassez de fatores de produção dão um limite para a capacidade produtiva de uma empresa, sociedade ou país.

O ponto A é inatingível, devido a falta de recursos para chegar até lá.

O ponto C mostra o máximo possível de produção combinada dos dois bens, o bem 1 e o bem 2.

Os pontos B e D representam subemprego de fatores, capacidade ociosa, pois a sociedade podia aumentar a produção do bem 1 sem reduzir a produção do bem 2 ou vice-versa. Estes pontos representam situações nas quais a economia não está empregando todos os recursos de que dispõe.

2. Sabe-se que a água é muito útil e mesmo assim muito barata, já o diamante é supérfluo e bem caro. Isso ocorre porque a água tem grande utilidade total, pois ela é necessária, mas como é achada em abundância, tem baixa utilidade marginal. Já o diamante, que é raro e possui alto custo de produção, tem grande utilidade marginal.

Dessa forma, conclui-se que os preços de bens estão relacionados à utilidade marginal e não à utilidade total.

3. A utilidade total de um consumidor é a satisfação total que o consumidor extrai do consumo de um bem ou serviço. A utilidade total tende a aumentar quanto maior a quantidade consumida do bem ou serviço.

A utilidade marginal de um consumidor é a satisfação adicional (na margem) obtida pelo consumo de mais de uma unidade do bem ou serviço. Ela é decrescente, pois o consumidor vai saturando-se desse bem ou serviço à medida que o consome.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com