TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VEÍCULO AUTÔNOMO – UM SONHO DO PASSADO SENDO REALIZADO NO PRESENTE E COM PODER DE REVOLUCIONAR O FUTURO

Por:   •  18/11/2016  •  Artigo  •  3.915 Palavras (16 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS

DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO

VEÍCULO AUTÔNOMO – UM SONHO DO PASSADO SENDO REALIZADO NO PRESENTE E COM PODER DE REVOLUCIONAR O FUTURO.

Jefferson Chaves da Silva [1]

  1. INTRODUÇÃO

Caracterizando o Tema

Carros que dirigem sozinhos é uma tecnologia em rápida evolução e que há algumas décadas atrás não passava de ficção científica.

Ao desafiar sólidos mercados, ao redefinir os padrões urbanos da sociedade, ao impor transformações no mercado de trabalho, os veículos autônomos poderão ser tão transformadores quanto qualquer outra tecnologia já vista pela humanidade.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 1,25 milhões de pessoas morrem por ano vítimas de acidentes nas estradas, quase todos causados por falha humana.

Diferente dos humanos um carro autônomo possui visão de 360 graus, reconhece obstáculos e analisa em tempo real situações que uma pessoa seria incapaz de fazer.

Um veículo controlado automaticamente não sofre de cansaço, distração ou embriaguez, imagine um cenário onde todos os carros possam se comunicar formando um tráfego inteligente, seria uma verdadeira revolução.

Com mais de 1 bilhão de veículos no planeta os efeitos sobre meio ambiente tornam-se cada vez mais visível, a poluição do ar através dos gases emitidos pela fumaça dos escapamentos, a poluição da terra e da água através do óleo e outros fluidos, a poluição sonora através das buzinas e roncos dos motores. Além do aumento na demanda por mais estradas e áreas de estacionamento, são problemas recorrentes nas pautas de organizações para o desenvolvimento sustentável.

Os veículos autônomos poderiam reduzir drasticamente o número de carros nas cidades, contribuindo significativamente para melhoria do meio ambiente.

Em vez de comprar um carro, gastar com seguro, gasolina, manutenção, etc., as pessoas usariam seus smartphones para solicitar um veículo, seria a utilização do carro de maneira ótima, ou seja, apenas quando realmente necessitasse dele.

A condução autônoma vai mudar a sociedade, pois o automóvel não terá apenas a finalidade de transporte, mas também será um espaço de convívio móvel.

Impacto Socioeconômico

Sem a necessidade de volante e pedais os carros conceito possuem seus assentos de frente uns para os outros. Os carros sem motorista irão colocar em questão o conceito de automóvel particular, o carro é considerado um dos bens mais onerosos que as pessoas possuem, pois ficam parados na maioria do tempo, uma das justificativas para manter este ônus, seria a conveniência de tê-los a disposição sempre que preciso.

Porém a comodidade de ter um transporte a disposição sempre que necessário pode ser contemplada por aplicativos de smartphones que poderiam conectar frotas de carros sem condutores aos passageiros, isso reduziria o número de carros nas ruas.

O impacto disto seria brutalmente transformador para a indústria automobilística, que teriam seus clientes transformados de motoristas em operadoras de frotas.

As seguradoras veriam o número de clientes se reduzir vertiginosamente, milhares de motoristas sendo substituídos por poucas operadoras de frotas.

Em relação aos veículos de carga, hoje em dia já existem caminhões autônomos transportando minério em minas na Austrália.

As vendas de carros “normais” inevitavelmente irão cair, em um cenário mais agressivo podemos prever cortes de empregos, entre montadoras, fabricantes de autopeças, seguradoras, oficinas mecânicas, motoristas profissionais, entre outros.

O mercado de trabalho vai passar por uma grande transformação, pois irá exigir melhor formação dos trabalhadores, o trabalho humano não ficará ameaçado, mas as perspectivas para aqueles que não se atualizarem não serão nada boas.

A BMW, Audi e Toyota, por exemplo, estão realizando contratações visando ampliar o desenvolvimento de novas tecnologias, com ênfase na área de mapeamento por satélite e direção autônoma.

Podemos destacar ainda a maior segurança que estes veículos proporcionariam a redução da poluição, a conectividade entre os carros tornaria o trânsito mais inteligente e mais fluido.

O estresse com o trânsito seria eliminado, o tempo livre poderia ser utilizado para fazer outras coisas, o número de vagas para estacionamento seria reduzido, podendo construir em seus lugares áreas de lazer.

O fato é que ocorrerá uma brutal ruptura tecnológica, os padrões de produção e consumo irão se modificar, as necessidades de qualificação da mão-de-obra não serão mais as mesmas, as empresas terão que se adequar e após todo esse movimento a economia nunca mais voltará para o seu ponto de origem.

Estamos em um processo de transformação que não permitirá retorno ao passado.

Relevância do tema a luz do desenvolvimentismo industrial de Celso Furtado

O desenvolvimentismo conduz toda ação estatal ao um propósito maior que a própria economia, pois se estende à educação, saúde pública, leis sociais, meio ambiente, ou seja, melhorias nos indicadores sociais.

O desenvolvimento industrial como caminho para o desenvolvimento econômico e social sempre ocupou lugar de destaque na obra de Celso Furtado e no pensamento da CEPAL.

Na educação, a tecnológica exigida pelo novo veículo autônomo está proporcionando alto grau de pesquisas, formando associações entre montadoras de veículos e universidades.

Na saúde pública, o sucesso deste produto poderá ser traduzido na redução da poluição e doenças relacionadas aos gases emitidos pelo elevado número de veículos em circulação.

O meio ambiente será duplamente beneficiado, primeiro pela redução no número de veículos, segundo pela fabricação de carros com energia renovável.

Portanto trata-se de um cenário que irá abordar todos os propósitos colocados pelo desenvolvimentismo.

  1. DESENVOLVIMENTO

O que é o projeto Driverless Car?

O que poderia ser mais fácil e mais seguro para as pessoas se locomoverem? Pensando nisto o Google iniciou o projeto de desenvolvimento de um automóvel completamente autônomo batizado de Driverless Car, com o conceito “aperte um botão e aproveite a viagem”. O projeto está ligado à divisão da empresa chamada Google X, uma instalação semi-secreta que tem o objetivo de fazer grandes avanços tecnológicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (277 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com