TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÃO CONCRETA ENTRE AS REFRAÇÕES DA QUESTÃO SOCIAL NO PASSADO E NO PRESENTE

Trabalho Universitário: RELAÇÃO CONCRETA ENTRE AS REFRAÇÕES DA QUESTÃO SOCIAL NO PASSADO E NO PRESENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  1.176 Palavras (5 Páginas)  •  895 Visualizações

Página 1 de 5

SÚMARIO

1. INTRODUÇÃO........................................................................................ pág. 3.

2. QUAIS FORAM ÀS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL NO SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL? ............................................................................ pág. 4

3. COMO ERA A QUESTÃO SOCIAL NO INICIO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL, E AGORA, É DA MESMA FORMA? .......................................... pág. 4

4. NA ATUALIDADE, QUAIS SÃO AS EXPRESSÕES?........................... pág. 5

5. EXISTE UMA RELAÇÃO CONCRETA ENTRE AS REFRAÇÕES DA QUESTÃO SOCIAL NO PASSADO E NO PRESENTE? QUAIS SÃO ELAS?............ pág. 6

6. COMO A POPULAÇÃO SE MANIFESTA CONTRA AS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL NA SOCIEDADE ATUAL?....................................... pág 6

7. CONCLUSÃO ................................................................................................. pág. 7

8. REFERÊNCIAS ................................................................................................ pág. 8

1. INTRODUÇÃO

Da história de nosso país sempre houve as desigualdades sociais, onde a classe capitalista sempre se sobrepôs sobre a classe operária, sendo que essa classe não recebia por sua mão de obra de maneira adequada.

Em nossa atualidade, ainda existe um grande índice de classes trabalhadoras que não recebem de forma justa para manter uma qualidade de vida digna. O capitalismo ainda reina sobre as classes menos favorecidas.

O povo tem lutado mais pelos seus direitos, estão buscando está mais próximo das autoridades competentes, reivindicando por uma sociedade mais justa e digna.

2. QUAIS FORAM ÀS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL NO SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL?

O conjunto das expressões das desigualdades das sociedades é o principal conceito. Iniciou-se para exigir a formulação de politicas sociais em benefício da classe operária, estavam em pobreza crescente. Por muito tempo esteve ligada à ameaça de alguns indivíduos à ordem Social. Foi reconhecida na segunda metade do século XIX, a partir da classe operária e o ingresso no cenário político, na busca pelo reconhecimento de seus direitos pelos poderes vigentes, na luta dos poderes relacionados ao trabalho e em especial pelo estado.

3. COMO ERA A QUESTÃO SOCIAL NO INICIO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL, E AGORA, É DA MESMA FORMA?

Os problemas sociais cresceram, principalmente por causa do modelo econômico, que por sua vez, explorava o trabalho livre. De responsabilidade privada, o trabalho livre, a pobreza e muitos outros problemas individuais ficavam a cargo da caridade que provinha da elite econômica, ressaltando que essa classe era sua própria causadora, a mesma ainda saia com prestígio social pelos seus atos caridosos. Isso ocorria no final do século XIX, em decorrência dos grandes aglomerados urbanos.

Na década de 30 do século passado, quando surgiu o Serviço Social no Brasil, registrava-se no País um avanço significativo em direção ao desenvolvimento econômico, cultural, político, social e um processo de intensificação e industrialização. Intensificaram as relações sociais ao sistema social capitalista.

Com a formação das classes assalariadas urbanas, houve uma mudança significativa com as transformações econômicas. Existiu uma soma com os imigrantes europeus, com experiências de lutas sociais anarquistas, lutavam por melhor qualidade de vida.

Muitas pessoas encaram a questão social como uma exclusiva responsabilidade do governo. Na grande maioria, as deficiências sociais são carências intelectuais e materiais. É originada por vários problemas à desigualdade social no Brasil, violência, desemprego, são fatores que causam desequilíbrio no clima social brasileiro e politico.

Continua o revezamento do poder as elites politicas, agem de acordo com seus interesses, focalizam, por eles mesmos produzidas, a pobreza, como uma questão social. A necessidade atual consiste em o Estado fazer-se forte no sentido de atuar em prol da sociedade, portando uma verdadeira democracia, distributiva de renda, enfrentando as desigualdades sociais.

Essas questões são muitas vezes vistas como um objetivo do serviço social. Esse conceito está relacionado com a forma como a riqueza em uma sociedade é produzida e dividida, ou seja, relaciona-se com o sistema capitalista de produção dando origem a muitas desigualdades sociais, uma área vital de intervenção do serviço social.

4. NA ATUALIDADE, QUAIS SÃO AS EXPRESSÕES?

Presenciamos atualmente que a sociedade passa por um período em que as expressões de uma sociedade antagônica apresentam-se cada vez mais de forma excludente e ditadora, favorecendo um desenvolver, segundo Marx, de uma sociedade de classes, onde prevalecerá um pequeno grupo da população detentora do capital. O capitalismo surge como ferramenta principal nesse desenvolver dessa sociedade, baseia-se em busca de lucros, favorecendo assim, as entidades privadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com