TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORQUE ESTE PROJETO ESTA SENDO REALIZADO?

Por:   •  21/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 4

Instituição de Ensino Superior de Cacoal – FANORTE

DANIELA PERONDI CATAFESTA

PROJETO DE CAMPO

Cacoal - RO

2017


DANIELA PERONDI CATAFESTA

PROJETO DE CAMPO

Projeto de campo apresentado a Instituição de Ensino Superior de Cacoal – FANORTE como requisito parcial para a obtenção de nota na Disciplina de Laboratório Clinico.

Prof. Valcleir Marinho.

Cacoal - RO

2017


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 PORQUE ESTE PROJETO ESTA SENDO REALIZADO?        5

3 HIPOTESE        6

4 MATERIAL E METODOS        7

5 REFERENCIAL TEÓRICO        8


1 INTRODUÇÃO

Um dos principais problemas de saúde pública na população mundial consiste nas doenças originadas de parasitos intestinais, que contribuem para elevadas taxas de morbidade e mortalidade principalmente nos países em desenvolvimento. Estima-se que nestes países aproximadamente um terço da população viva em condições ambientais que facilitam a disseminação de infecções parasitárias.

No mundo, as infecções por protozoários e helmintos intestinais afetam 3,5 bilhões de pessoas, promovendo a doença em aproximadamente 450 milhões. As enteroparasitoses são transmitidas na grande maioria das vezes por via oral, por meio da ingestão de água ou alimentos contaminados com formas parasitárias. No Brasil, a ampla diversidade das características socioeconômicas, climáticas e geográficas tem sido apontada como fator crítico para o perfil dos agentes etiológicos na diarreia, modelando assim a frequência destes diferentes enteropatógenos.

As crianças são um grupo de alto risco para infecções  por parasitos intestinais, pois podem entrar em contato com estes desde poucos meses de vida. Tem-se constatado que a água de boa qualidade em creches contribui para prevenção de enteroparasitoses, sendo essa prevenção potencializada quando está associada a uma rede de esgoto equivalente.

No Brasil, tem sido observada uma grande variação tanto na frequência de parasitismo intestinal na população infantil como nos agentes responsáveis, podendo a frequência alcançar índices de quase 80% em algumas regiões.

Objetivou-se neste trabalho avaliar a prevalência de parasitos intestinais, no Município de Cacoal, no Abrigo Pingo de Gente, e investigar possíveis associações epidemiológicas de caráter socioeconômico.

2 Porque estE PROJETO ESTA SENDO EXECUTADO?

O projeto sera realizado para verificarmos os níveis de enteroparasitoses encontradas nas crianças do abrigo pingo de gente, o abrigo foi fundado em foi fundado em 1996 com o objetivo de atender crianças e adolescentes de 0 a 18 anos que se encontram em risco social e pessoal, vítimas da exploração sexual, abuso e maus tratos. Com o trabalho da prefeitura, através da SEMAST, do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e de voluntários, a instituição realiza um trabalho voltado a reestruturar a dignidade da família. 

Entretanto é relevante destacar que vários fatores podem determinar a maior ou a menor incidência de enteroparasitoses em uma comunidade, tais como: nível de saneamento básico, de higiene e de educação sanitária; estado nutricional; manipulação imprópria dos alimentos; assistência médica inacessível; entre outros.

3 hipotese

Finalmente, devemos considerar que devido às constantes mudanças sociodemográficas observadas ao redor do mundo, torna-se possível o surgimento de aspectos diferentes nas doenças já circulantes na população, bem como o surgimento de micro-organismos patogênicos ao homem. Embora tenham ocorrido avanços no tratamento e no diagnóstico nos últimos anos, as enteroparasitoses continuam sendo um significante problema de saúde pública, principalmente em países em desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (114.7 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com