TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vantagens do Crowdsourcing

Artigo: Vantagens do Crowdsourcing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  Artigo  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 2

CROWDSOURCING

Crowdsourcing que em Portugues significa multidão e tercerização onde juntando essas palavras temos o significado de inteligencia coletiva, ou seja, uma comunidade de pessoas podedndo ser tanto amadoras quanto profissionais em qualquer área e com a sua mão-de-obrajuntam –se para desenvolver soluções ou produtos.

Essa mão de obra coletiva pode trazer para um empreendedor muitas vantagens uma vez que varias pessoas oferecem suas melhores idéias, habilidades e apoio bem como:

• Executar trabalhos com rapidez

• Menos gastos

• Menos erros

• Um melhor projeto

Com a Internet ficou muito mais facil e acessível para o empreendedor que precisa desenvolver algum projeto ou produto, pois antigamente já existia mão-de-obra coletiva, mas a acessibilidade não era tão fácil para as empresas principalmente de pequena e médio porte. Hoje o Empreendedor que precisa desse serviço coletivo pode recorrer a essa imensa comunidade online de profissionais dispostos a vender a sua força de trabalho. Segundo estimativas da empresa Americana CrowsFlower, atualmente mais de um milhão de tarefas são concluídas por dia em plataformas de Crowdsourcing no mundo.

Como Funciona?

Imagina uma fábrica de móveis que precise desenvolver um novo projeto de algum móvel como por exemplo um armário novo com um designer diferente. O Empreendedor procura a ajuda de uma dessas comunidades online e lança a idéia do seu projeto, os profissionais em designer, arquitetura vão se juntar e cada um irá contribuir para alguma idéia na criação desse armário. Quanto à negociação vai ficar por conta do empreendedor e a comunidade podendo ser por exemplo que cada peça a ser vendido na loja a pessoa ou pessoas que criaram o projeto ganhem uma porcentagem em cima de cada venda. Deu certo com o Publicitário Luiz Camara Lopes de 34 anos, sócio da loja online de moves e objetos decorativos que utilizou essa ferramenta e conseguiu um projeto de uma poltrona que lhe retornou grandes vendas. Outros exemplos como esses abaixo:

NETFLIX: Uma locadora nos EUA que aluga filmes pela internet. Anunciaram o prêmio de 1 milhão de dollares para qualquer pessoa que elaborar um algorítmo de recomendação pelo menos 10% melhor que o atual.

FIAT: Fiat lançou recentemente no Brasil uma rede social para seus consumidores poderem opinar e projetar um novo carro conceito.

A muitas formas de utilizar essa ferramenta que ainda não é muito popular no Brasil, mas muito difundida nos EUA.

BIBLIOGRÁFIA

 Exame FME – CROWDSOURCING; Março 2014

 Paypal Brasil- https://www.paypal-brasil.com.br/blog/2011/11/30/crowdsourcing-quando-a-multidao-ajuda-2/

 Saia do Lugar- http://www.saiadolugar.com.br/tecnologias/o-que-e-crowdsourcing-explicacao-e-exemplos/

 Sebrae-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com