TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vantagens do factoring

Artigo: Vantagens do factoring. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  Artigo  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 2

As empresas que exercem as atividades de Factoring tem tomado grande proporção no setor comercial, visto a facilidade que é dada ao seus clientes, com relação a compra de materias primas à vista, fazendo com que o custo de produção seja menor e assim haver um lucro maior, o recebimento de dividas à vista de vendas feita à prazo entre outros beneficios.

Tem por finalidade o formento mercantil, assesoria e ajuda aos pequenos e médios empresários a solucionar seus problemas do dia a dia. Sua vantagens são inúmeras, e vão desde a cobrança de títulos ou direito de créditos à análise de risco e assessoria na concessão de créditos a clientes. Não podendo ser confundido com os bancos, pois as empresas de Factoring não podem fazer captação de recursos de terceiros, nem intermediar para emprestar estes recursos,como os bancos.

Ademais, no mercado brasileiro a modalidade de Factoring mais atuante e a convencional, dada pela compra dos direitos de crédito das empresas formentadas, através de um contrato de formento mercantil.

Porém, existe ainda outras modalidades, sendo:

• Maturity, na qual a Factoring passa a administrar as contas á receber das empresas formentadas, eliminando assim as preocupações com cobrança.

• Trustee, além da cobraça e da compra de títulos, a Factoring presta assessoria administrativa e finaceira as empresas formentadas.

• Exportação, nessa modalidade a exportação é intermediada por duas empresas de Factoring( uma de cada país envolvido) que garantem a operacionalidade e liquidação do négocio.

• Factoring Matéria Prima, a Factoring nesse caso tranforma-se em intermediário entre a empresa formentada e seu fornecedor de máteria prima. A Factoring compra à vista o direito futuro desse fornecedor e a empresa paga a Factoring com o faturamento gerado para a tranformação dessa matéria prima.

Portanto e de fundamental importância para a atividade comercial, aumentando o giro econômico e consequentemente

...

Baixar como  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »