TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vetorial

Relatório de pesquisa: Vetorial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.038 Palavras (5 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 5

História[editar | editar código-fonte]

Os quaternions foram descobertos pelo irlandês William Rowan Hamilton em 1843. Hamilton procurava formas de estender os números complexos (que podem ser vistos como pontos de um plano) a dimensões espaciais mais elevadas. Quaternions são feitos de um vector de três dimensões mais um escalar.

Posteriormente, Oliver Heaviside e Willard Gibbs entre outros, desenvolveram a álgebra vectorial e o cálculo vectorial.

Alguns dos apoiantes de Hamilton opuseram-se fortemente aos desenvolvimentos crescentes da álgebra vectorial e cálculo vectorial, afirmando que os quaternions forneciam uma notação superior. Se bem que isto é discutível em três dimensões, os quaternions não podem ser usados em outras dimensões (apesar de extensões como as dos octonions e álgebra de Clifford poderem ser mais aplicáveis). A notação vectorial substituiu quase universalmente os quaternions na ciência e engenharia por volta dos meados do século XX.

Noções[editar | editar código-fonte]

Campo -- É uma região do espaço matemático onde há grandezas associadas a seus pontos. Se essas grandezas se mantêm constantes ao longo do tempo dizemos que esse campo é estável; se elas tem a mesma direção em todos os pontos dizemos que o campo é UNIFORME; se elas são iguais em todos os pontos dizemos que o campo é HOMOGÊNEO.

Escalar -- é o nome que se dá a grandezas reais associadas a pontos do espaço. Não possuem sentido ou direção. Exemplos: massa, temperatura, densidade.

Vectores -- são objectos ou entes matemáticos constituídos pela associação de um módulo (ou valor absoluto), direcção e sentido a cada ponto do espaço. Exemplos: velocidade linear, aceleração, força, velocidade de rotação.

Graficamente, costuma-se representar o vector por uma seta ligando dois pontos do espaço geométrico, que geralmente são designados como letras maiúsculas entre parêntesis; Sendo (O) seu ponto de origem e (P) seu ponto de extremidade, o vector pode então ser simbolizado pela associação desses dois pontos, ou seja, por (OP); seu módulo é simbolizado por |OP|. Outro simbolismo frequente consiste em designar o vector por uma letra minúscula sobreposta de uma pequena seta.

Álgebra vetorial -- É a área da matemática que trata da operações e transformações de vetores; as definições usadas na álgebra numérica são extensíveis à álgebra vetorial. As definições fundamentais são:2

dois vetores são iguais se tem o mesmo módulo, sentido e direção, mesmo que tenham origem em pontos diferentes. Assim (AB) = (CD) se |AB| = |CD| e ambos tem o mesmo sentido e direção.

dois vetores que tenham o mesmo módulo e direção, porém sentidos opostos são chamados de opostos e podem ser representados com a mesma designação, porém uma com o sinal negativo. Exemplo: (AB) = - (BA)

a soma ou resultante de vetores é obtido colocando-se a origem de um na extremidade de outro, independendo da sequência ou ordem de colocação. Assim a resultante de [(OA) +(AB) + (BC)] é (OC)

a diferença entre os vetores [(AB) - (CD)] é o vetor (OP) tal que [(OP) + (CD)] = (AB). Define-se como vetor nulo o vetor cujo módulo é igual a zero. O vetor nulo não tem sentido ou direção.

o produto de um escalar m por um vetor (AB) é um vetor de mesma direção de (AB), módulo igual a [m.|AB|], mesmo sentido se m > 0 e sentido oposto se m< 0.

Leis operacionais -- Para adição de vetores ou multiplicação de vetor por escalar, valem as leis associativas e comutativas, ou seja:

[(AB) + (CD)] = [(CD) + (AB)] - lei comutativa da adição

(AB) + [(CD) + (EF)] = [(AB) + (CD)] + (EF) - lei associativa da adição

n\cdot (AB) = (AB)\cdot n

m\cdot [n\cdot (AB)] = [m\cdot n]\cdot (AB) - lei comutativa da multiplicação

[m + n]\cdot (AB) = m\cdot (AB) + n\cdot (AB) - lei distributiva

m\cdot [(AB) + (CD)] = m\cdot (AB) + m\cdot (CD) - lei distributiva

Produto escalar de dois vetores - É definido como o escalar resultante do produto dos módulos dos vetores e do cosseno do ângulo formado entre eles. Ex.(AB)\cdot (CD) = |AB|\cdot|CD|\cdot\cos \theta, sendo \theta o ângulo entre AB e CD.

Produto vetorial de dois vetores - É definido como um vetor cujo módulo é o resultado do produto dos módulos dos dois vetores multiplicandos e o seno do ângulo que eles formam; sua direção é perpendicular ao plano definido pelos vetores multiplicandos e o sentido é tal que os dois vetores multiplicandos e o resultante cujo módulo, pela ordem, formem um triédro positivo.

Note-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com