TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Viabilidade econômica dos negócios

Projeto de pesquisa: Viabilidade econômica dos negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.612 Palavras (11 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA/UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

DISCIPLINA: ANÁLISE DE INVESTIMENTO

LUCAS CAVASSA BATISTA RA: 365442

MARCILIO OJEDA RA: 386649

MAX ROGÉRIO DA PENHA RA: 354138

WILLIAN CARNEIRO RA: 353138

CORUMBÁ-MS

09/04/2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA/UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: ANÁLISE DE INVESTIMENTO

LUCAS CAVASSA BATISTA RA: 365442

MARCILIO OJEDA RA: 386649

MAX ROGÉRIO DA PENHA RA: 354138

WILLIAN CARNEIRO RA: 353138

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) apresentada como forma de avaliação da disciplina de Analise de investimento do curso de Administração, oferecido pela Universidade Anhanguera – Uniderp, sob a orientação do Prof. Me. EAD Jeffeson Dias, e do professor/tutor EAD José Henrique Ajala.

CORUMBÁ-MS

09/04/2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

Possibilidades 5

Analise 6

DEMONSTRAÇÃO DE FLUXO 7

Viabilidade econômica do negócio 8

Fluxo operacional: 8

Fluxo de caixa de financiamentos: 9

Fluxo de caixa de investimento: 9

Diagrama 10

Cálculos 13

REFERÊNCIAS 14

INTRODUÇÃO

Nesta analise buscamos desenvolver uma visão parcial, mas eficaz sobre a sistemática de uma análise de investimentos em uma empresa de caráter hipotético com dados reais para que possam ser levados em relevantes considerações. A real intenção deste trabalho é demonstrar que é possível fazer uma breve projeção de investimentos com base em ferramentas criadas por estudiosos, e forçá-los a desenvolver a capacidade de discernimento para que possam tomar decisões futuras no mercado de trabalho como merecidos profissionais de respeito.

CONCEITO DE INVESTIMENTO

Muitos de nós já ouvimos falar de investimentos ou análise de investimentos! Mas afinal o que é um investimento, o que se considera ser um?

Em economia, investimento significa a aplicação de capital em meios de produção, visando o aumento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, transportes, infra-estrutura), ou seja, em bens de capital. O investimento produtivo se realiza a taxa de lucro sobre o capital supera ou pelo menos é igual à taxa de juros. Resumindo tudo isso, em poucas palavras é abrir mão de um bem de valor X, para obter posteriormente um retorno deste capital investido o valor Y.

O investimento tem uma importância fundamental tanto para a economia, quanto para as organizações e sociedade. A economia de um país só pode crescer com fluxo continuo de investimentos. A lógica dessa afirmação é que, para a economia crescer, é necessário aumentar a produção de fabricas, empresas, fazendas e de unidades produtivas, o que se mede mais tradicionalmente pelo Produto Interno Bruto( PIB). Uma vez que as unidades produtivas não podem produzir mais do que a capacidade de suas instalações, para aumentar o PIB a longo prazo, é fundamental criar novas unidades produtivas e aumentar a capacidade das já existentes, o que é possível por via de investimentos.

Além de possíveis investimentos na própria empresa, quando se tem caixa sobrando esses recursos podem ser aplicados no mercado financeiro, e assim receber juros pela aplicação.

As empresas que geram muito caixa têm uma grande preocupação com essas aplicações, uma vez que, dadas as altas taxas de juros no Brasil, podem significar uma considerável fonte receita para a empresa.

Possibilidades

As principais opções de aplicações financeiras disponíveis no Brasil são:

- CDB (Certificado de Depósito Bancário). Os investimentos em CDB são títulos de renda fixa com pagamento em datas preestabelecidas, remunerados a taxas pré ou pós-fixadas. São ideais para empresas de micro ou pequeno porte. Com eles, é possível aplicar os recursos disponíveis da empresa num investimento tão seguro quanto a poupança. E muito mais rentável.

- Caderneta de poupança.

É o investimento mais tradicional, conservador e popular.

A rentabilidade é calculada a partir de uma taxa de juros de 0,5% ao mês, aplicada sobre os valores atualizados pela TR (Taxa Referencial), creditada mensalmente na data de aniversário da aplicação.

Debêntures

É um título de dívida, de médio e longo prazo, que confere a seu detentor um direito de crédito contra a companhia emissora. Quem investe em debêntures se torna credor dessas companhias.

Ações de empresas

Ações são cotas (pedaços) de uma empresa. Quando a empresa é aberta, seu patrimônio em diversas cotas as ações, que são distribuídas a investidores que, assim, se tornam seus donos.

Fundos de investimento

Um fundo de investimento é um conjunto que reúne recursos de um conjunto de investidores (cotistas) com o objetivo de obter ganhos financeiros a partir da aquisição de uma carteira formada por vários tipos de investimentos (conhecidos como ativos).

Títulos Públicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com