TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão geral e descrição dos conceitos de gestão financeira

Trabalho acadêmico: Visão geral e descrição dos conceitos de gestão financeira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.313 Palavras (14 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE PAULISTA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III

EXTREMA -MG

2013

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III

Projeto Integrado Multidisciplinar III, do curso Superior Técnico, Processos Gerenciais apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Orientador: Prof. Jair Aparecido Ártico

EXTREMA -MG

2013

RESUMO

O presente trabalho faz um levantamento e uma descrição sobre conceitos da administração financeira. O campo de finanças tem se ajustado às dramáticas mudanças dos últimos anos. Comisso, o conhecimento de finanças tornou-se essencial para as pessoas engajadas na prática de conduzir os negócios de uma organização. Diante a situação atual, surge à figura do Administrador Financeiro, profissional que cuida das finanças de uma empresa, honrando os compromissos nas datas dos vencimentos, captando recursos quando é preciso a um custo mais baixo ou ainda, o melhor, aplicando as sobras nos investimentos mais atraentes, atento as possibilidades de investimento em novos projetos, visando obter os resultados esperados pelos acionistas ou proprietários. Este trabalho discorre sobre algumas funções, responsabilidades, e finalidades do administrador financeiro dentro de uma organização. Relata uma grande empresa de sucesso, evidenciando alguns indicadores de liquidez e endividamento, com dados extraídos do Balanço Patrimonial publicado em 31/12/12.

Palavra Chave: Administração Financeira

SUMÁRIO

RESUMO 3

INTRODUÇÃO 5

1. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 6

1.1. O Administrador Financeiro 6

1.2. Áreas de Conhecimento 7

1.3. Responsabilidades da Administração Financeira 8

1.4. Funções Financeiras 8

1.5. Levantamento de Recursos 9

1.6. Alocação de Recursos 9

1.7. Áreas de Decisões Financeiras 10

1.8. Fluxo de Caixa: Uma ferramenta para a Gestão 11

2. APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS 12

2.1 Análise de Balanço 12

2.1.1 Índices de Liquidez ou Solvência 12

2.1.1.1 Liquidez Corrente 13

2.1.1.2 Liquidez Seca 13

2.1.1.3 Liquidez Imediata 13

2.1.1.4 Liquidez Geral 14

2.1.2 Índices de Endividamento 14

2.1.2.1 Participação de Capital de Terceiros 14

2.1.2.2 Composição do Endividamento 15

2.1.2.3 Endividamento Geral 15

CONCLUSÃO.............................................................................................................18

REFERENCIAS 19

INTRODUÇÃO

A função financeira de uma empresa não envolve tarefas simples, requer dos gestores um alto grau de conhecimento das ferramentas de administração financeira, bem como suas funções. Diante a necessidade empresarial em se adequar a um sistema financeiro competitivo, a administração financeira torna-se cada vez mais importante e necessária para obtenção de resultados, que é o fator pelo qual o investidor aloca seus recursos financeiros. Neste contexto, destacamos o administrador financeiro.

Segundo Fonseca(2009, p. 13) “[...] uma das principais características de um administrador financeiro é conhecer bem o funcionamento financeiro de uma empresa independente da estrutura de mercado na qual ela esteja inserida”. Primordialmente, o administrador financeiro, deve interagir muito bem com as demais áreas da empresa, para conseguir as informações necessárias para a execução das atividades financeiras.

Todos os aspectos de uma empresa estão voltados para a visão da Administração Financeira.A utilização das técnicas de avaliação de investimentos tem impacto significativo no processo decisório dentro da empresa, desta forma, o administrador financeiro passou a ser mais exigido, o que ocasionou a necessidade de especialização e atualização. Neste cenário, o trabalho irá discorrer sobre algumas funções financeiras, áreas de conhecimento, responsabilidades, decisões de investimento e alocação de recursos e análise de balanço de uma empresa real, cuja publicação de seus resultados é obrigatória.

Será feita uma análise no balanço patrimonial da empresa Magazine Luiza publicado em e 31/12/2012, mostrando alguns índices de liquidez/solvência e endividamento, bem como comentários sobre os resultados encontrados após os cálculos.

1. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

A gestão financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa. Uma correta administração financeira permite que se visualize a atual situação da empresa. Registros adequados permitem análises e colaboram com o planejamento para otimizar resultados.

Conforme Fonseca (2009, p.15), “[...] a meta da administração financeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com