TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

10 competencias

Por:   •  14/4/2016  •  Resenha  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  962 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

AS 10 NOVAS COMPETÊNCIAS DO ENSINAR

        

Prof. Palmira Carneiro Lira

RECIFE

Abril - 2016

[pic 2]

Nivaldo Verdião

AS 10 NOVAS COMPETÊNCIAS DO ENSINAR

[pic 3]

Centro Universitário Maurício de Nassau

Recife -  12/04/2016

        O mercado está se transformando e para oferecer um serviço de qualidade a população, os profissionais precisam estabelecer um padrão de atendimento e excelência. Através do estudo continuo e da autonomia para refletir sobre o porquê de fazer.

        Por Philippe Perrenoud através da editora Artmed, 2002, há dez referencias para orientar os profissionais que estão a procura do saber.

São elas:

  1. Organizar e dirigir situações de aprendizagem

Segundo esse princípio o profissional precisa dominar os aspectos de todas as informações que precisam os alunos dominar. Colocar de forma a se fazer entender, adaptar caso seja necessário para absorção do conhecimento e desenvolver uma didática própria para motivar os alunos.

Ex.: Durante minha pratica em sala de musculação, por diversas vezes fui indagado sobre o motivo de tais exercícios existirem dessa maneira, sem o domínio do assunto eu não poderia motivar ou mesmo auxiliar os alunos\praticantes a alcançar seus objetivos.

  1. Administrar a progressão das aprendizagens

Mais uma vez adaptar as atividades de forma compatível com o nível de desenvolvimento

dos alunos. Observar o objetivo final e traçar um caminho para poupar tempo e otimizar a aprendizagem, encarar as situações de desenvolvimento dos alunos com a intenção de formar conhecimento.

Ex.: Ter em mente o objetivo final daqueles que recorrem ao professor de sala, e periodizar regularmente as atividades para estimular de várias formas o praticante para atingir o seu máximo ganho.

  1. Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação

Ter controle sobre a turma que quase sempre é formada por indivíduos de origens, crenças, orientações e posições totalmente diferentes. Utilizar informações de companheiros do ambiente de trabalho para auxiliar a turma assim como ser capaz de levar as mesmas oportunidades para pessoas com condições especiais.

Ex.: Algumas vezes tive a oportunidade de trabalhar com pessoas especiais, portadores de alguma deficiência de sentidos ou de patologias e utilizar nosso conhecimento para trazer a essas pessoas oportunidade de serem mais é sempre estimulante.

  1. Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho

Vejo esse princípio como, uma diretriz para estimular os alunos\praticantes há sempre aprender e entender o porquê do que estão fazendo, torná-los cientes que eles estão no controle.

Ex.: No meu ver, quando algum cidadão procura o auxílio de um profissional de educação física, ele deve entender o objetivo do mesmo e com ele traçar um plano vigente para trazer a ambos o sucesso, seja como treinador, personal, consultor ou professor.

  1. Trabalhar em equipe

Seja qual for o local que o profissional escolher trabalhar, ele deve tentar torná-lo um melhor lugar, liderar se for necessário, analisar os possíveis problemas e tentar resolvê-los de forma mais simples possível e mediar interações entre colegas.

Ex.: Tal orientação serve para qualquer profissional que quer torna o local de trabalho ótimo e funcional. Trabalhar em harmonia com seus companheiros e fazer sempre o melhor, tomando a frente sempre que necessário.

  1. Participar da administração da Escola

Harmonizar o local de trabalho, seja qual for, escola, academia, centro de treinamento, estúdio de modalidades, ginásio de lutas, onde estiver o profissional de educação física deve sempre objetivar a evolução do local de trabalho através do trabalho em equipe e renovação.

Ex.: Na academia que tive a oportunidade de trabalhar haviam reuniões mensais, onde nelas os profissionais tinham a oportunidade de expor seus pensamentos, fosse para inovar as ações ou fosse para criticar de forma construtiva a atual conduta da academia, dessa forma vejo que o professor pode opinar ativamente no âmbito de trabalho.

  1. Informar e envolver os pais

Informar periodicamente os responsáveis pelo aluno\praticante.

Ex.: Não muito comum, mas levando para a minha experiência como professor, eventualmente pessoas responsáveis por alunos que eram “minha” responsabilidade se dirigiam a mim com dúvidas a respeito do proposito dos programas de treinamento, não sendo minha total responsabilidade tendo em vista que apenas a observação e o auxílio me cabiam, mas era necessário repassar informações e esclarecer a eles as condições de todo o programa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (115.8 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com