TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

2 Semestre

Casos: 2 Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  765 Visualizações

Página 1 de 3

Visão geral

Apresentação da disciplina:

Em qualquer curso universitário, o estudo de ferramentas que contribuam para as tarefas de planejamento e execução operacional se mostra importante para a formação do futuro profissional. Neste sentido, a disciplina Métodos Quantitativosvisa proporcionar ao acadêmico de Administração e futuro gestor o conhecimento de técnicas estatísticas e métodos numéricos para análise descritiva de dados, e a utilização de planilhas eletrônicas, auxiliando-o na tomada de decisões.

Caminharemos, portanto, por interessantes caminhos do conhecimento estatístico já consolidado por inúmeras pesquisas aplicadas, de tal forma a desmistificarmos alguns conceitos e aplicações empíricas, principalmente no contexto das empresas, fértil campo de possibilidades de aplicação de estudos estatísticos.

Especificamente no que se referem às web aulas, o objetivo é levar a você, aluno, os conteúdos básicos da disciplina por meio de links e outras ferramentas, que os auxiliarão na compreensão dos temas que depois serão aprofundados nas teleaulas. Por apresentar ao aluno os conhecimentos básicos da disciplina, é de extrema importância que o conteúdo das web aulas sejam estudados de forma bastante criteriosa, justamente para que nosso trabalho seja feito de forma conjunta, na qual todos fazem sua parte para atingirmos nossos nobres objetivos.

A seguir apresentarei nossos objetivos e o conteúdo programático para que você possa acompanhar o desenvolvimento de seu estudo em relação aos temas abordados, tanto nas teleaulas como nas web aulas.

Objetivos:

Objetivo Geral:

- Apresentar ao acadêmico de Administração as técnicas da estatística descritiva e dos métodos quantitativos aplicados no contexto organizacional.

Objetivos Específicos:

- Apresentar ao aluno o ambiente que envolve a estatística e a sua importância para o Administrador;

- Favorecer a compreensão dos princípios estatísticos básicos, possibilitando o entendimento de aplicações mais complexas;

- Facilitar a compreensão da aplicabilidade dos métodos quantitativos na realidade de pesquisa e gestão na área corporativa;

- Discutir algumas das principais ferramentas estatísticas que possibilitam sua aplicabilidade em posterior análise decisória;

- Tornar o aluno capaz de formular e resolver problemas ligados à sua área de atuação, utilizando as ferramentas apresentadas na disciplina.

Conteúdo Programático:

UNIDADE 1 – Introdução à Estatística e Organização de Dados Estatísticos

• Definições Básicas da Estatística: população, amostra, atributos, variável qualitativa, variável quantitativa, dados brutos, ROL, coleta de dados – dados primários e dados secundários;

• Organização de Dados: apresentação de dados estatísticos em forma de gráficos.

UNIDADE 2 – Medidas Estatísticas (Descritivas)

• Medidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com