TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

5º Semestre

Casos: 5º Semestre. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  2.523 Palavras (11 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 11

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 5º SEMESTRE

VÂNIA FONTANA

PRODUÇÃO TEXTUAL - INDIVIDUAL

Frederico Westphalen

2014 

ELISETE ZAMPRONIO

GISLEINE FREGONESE

HENRY NONAKA

MARCOS MARQUES

RODRIGO TRIGUEIRO

PRODUÇÃO TEXTUAL - INDIVIDUAL

Trabalho de Administração de Empresas apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Marketing, Pesquisa de Mercado, Negociação, Metodologia Científica.

Frederico Westphalen

2014 

SUMÁRIO

1. Introdução_____________________________________________4

2. Pesquisa de mercado____________________________________5

3. Marketing_____________________________________________6

4. Negociação____________________________________________9

5. Conclusão____________________________________________13

6. Referências___________________________________________14

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo analisar a empresa Microsoft, destacando principalmente, assuntos relacionados às disciplinas de Pesquisa de Mercado, Marketing e Negociação, estudados em sala de aula.

Analisaremos os principais problemas da empresa e porque eles estão acontecendo, tentaremos achar soluções e destacar assuntos estudados em sala sobre as disciplinas citadas acima.

Falaremos não somente sobre a empresa Microsoft, mas também sobre outros assuntos que são de grande importância para também outras empresas, ou seja, alguns argumentos que às vezes os administradores de tais empresas não estão atentos.

2. PESQUISA DE MERCADO

A pesquisa de mercado é um estudo que tem como objetivo determinar as perspectivas de venda do produto no mercado externo e indicar a maneira de se obter os melhores resultados. Busca revelar se o produto poderá ser vendido a um preço razoável e em quantidade satisfatória. Também permitem analisar os mercados que oferecem melhores perspectivas, os padrões de qualidade exigidos pelo mercado importador e o tempo necessário para se alcançar o nível ideal de vendas.

Analisando a empresa Microsoft, através do trecho do texto “Com novo CEO, Microsoft tem que encarrar mundo pós-PC”, que dizia: “Para avançar, a Microsoft terá que superar essa cultura de manter um pé no mundo antigo e outro no novo. O mercado exige um compromisso maior o que é novo”, diz Stanten, da Forrester. Entretanto, como mais da metade da receita da empresa vem de clientes corporativos, em maioria resistente a mudanças radicais, a Microsoft deve enfrentar dificuldades para convencer clientes e parceiros a embarcar no processo de transição. Analisando os conceitos estudados nas aulas sobre Pesquisa de Mercado, a em presa Microsoft poderia ser feita uma pesquisa de mercado entre seus clientes, os quais estão sentindo mais dificuldade na aceitação de novos produtos, mostrando a eles as inovações em tecnologia com novos equipamentos, a questão é, promover rentabilidade na economia de sua mão-de-obra e seus lucros. Com isso, mantê-los como clientes e parceiros, com um melhor padrão, sem se preocupar em perdê-los para a concorrência.

Hoje em dia a Microsoft ficou para trás de seus concorrentes, em minha opinião o motivo eu diria que é um pouco assustador, já que à medida que a tecnologia de computadores avançou nunca o líder de uma fase permaneceu líder na fase seguinte. A Microsoft tem sido líder na fase dos microcomputadores. Portanto, a partir de uma perspectiva histórica, acho que a Microsoft não se qualifica para liderar a fase da estrada na Era da Informação. Mas quero desafiar a tradição histórica. Em algum lugar à nossa frente está o limiar que separa a fase dos microcomputadores da fase da estrada. Quero estar entre os primeiros a atravessá-lo quando o momento chegar. Acho que a tendência de que empresas bem-sucedidas deixem de inovar é só isso: uma tendência. Se você está preocupado demais com seu negócio atual, é difícil mudar e se concentrar em inovar.

A Microsoft foi líder no mercado de microcomputadores durante muitos anos. Porém em paralelo a ela se expandia o Linux com o grande diferencial de ser opensource. Porém não parou por aí. Diversos outros mercados surgiram com o advento da internet. Dentre as grandes empresas destaco: Google, com sua poderosa ferramenta de buscas e demais aplicativos à ela ligados. Facebook, que eliminou praticamente o Orkut e cresceu exponencialmente como o maior site de relacionamentos da internet. A Apple que não se limitou aos PC's com o seu MAC, mas atingiu um novo patamar através da genialidade de Steve Jobs, praticamente recém-falecido vítima de CA de pâncreas. E, conforme o próprio Bill Gates admitiu: "Se você está preocupado demais com seu negócio atual, é difícil mudar e se concentrar em inovar". Portanto, claramente se tornou óbvio que a busca incessante no caminho principalmente do sistema operacional Windows, redundou no travamento da própria empresa, assim como em um "trocadilho" o próprio sistema operacional em si é gabaritado em travar. Eu não desqualifico o Windows. Muitas pessoas aprenderam informática em um Windows 3.11. Que logo evolui para o Windows 95 e foi superado com louvor pelo Windows 98. Chegou o ano 2000, a Microsoft ainda em seu auge de sistemas operacionais comerciais mais difundidos no mundo, lança então o Windows XP que, como era de se esperar, supera o Windows 98. Porém paramos por aí mesmo. A Microsoft já está no Windows 8 e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com