TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A APRESENTAÇÃO GERAL

Por:   •  5/6/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.490 Palavras (10 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 10

APRESENTAÇÃO GERAL

Fundada em 1989 a Orgânica é a empresa pioneira em transformar natureza em produtos de higiene e beleza, tendo em vista proteger o meio ambiente com ações sustentáveis preservando o futuro do planeta, dessa forma é possível entregar a seus consumidores produtos de qualidade com consciência ambiental.

A Orgânica, é uma empresa de cosméticos veganos/naturais e acessórios para corpo e banho que tem como objetivo prover uma linha de alta qualidade acessível para todos! Sempre em busca de um mundo mais sustentável e feliz, aliás a Orgânica não faz testes em animais.

Com mais de 30 anos atuando no mercado desenvolvendo produtos para marcas como Pão de Açúcar, Carrefour, Big, Natura e também através de franquias e e-commerce a Orgânica ganhou reconhecimento e credibilidade nacional com um ideal forte e determinado, buscando uma forma mais humana e positiva de fazer parte do cotidiano das pessoas.

INTRODUÇÃO

Este estudo trata-se de um Projeto Integrado Multidisciplinar (PIMI) realizado junto com a empresa Grupo Orgânica.

Com uso real de dados fornecidos pela empresa Grupo Orgânica, foi aplicado aos gestores da Grupo Orgânica uma entrevista de perguntas abertas para saber quais os meios de comunicação interna e externa que a empresa utiliza com o seu público alvo, ferramentas administrativas e de informática, com teorias estudadas no 1º bimestre do quarto período do Curso Superior de Tecnologia em Marketing da Universidade Paulista – UNIP.

1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

A administração é processo ou atividade dinâmica, que consiste em tomar decisões sobre algum objetivo ou recurso. Administrar ou “Processo administrativo” é dependente a qualquer situação em que haja pessoas utilizando recursos para atingir algum tipo de objetivo.

Na verdade, o conceito geral de Administração consiste em várias versões, cada uma com um olhar diferente, no entanto todas são complementares.

A Administração pode ser considerada uma ciência universal pois todas as áreas acabam utilizando seus conceitos para atingir suas metas e objetivos, ou seja, a administração é fundamental para o desenvolvimento de qualquer empresa em qualquer segmento, pois seus pilares, são necessários para a aplicação de gestão.

Vale ressaltar que houve muitas mudanças nos processos de gestão e com a vinda do mundo digital, as empresas têm adotado uma gestão mais humanizada e flexível, porém os princípios básicos são mantidos hoje. São eles:

• Planejamento

• Organização

• Controle

• Direção

Tendo em vista os princípios básicos e mudanças nos processos organizacionais, iremos apresentar abaixo os tipos de abordagens da administração que são utilizados no Grupo orgânica, que assim como outras empresas, hoje em dia acredita que o desempenho dos funcionários está totalmente ligado a como ele se desenvolve dentro da organização.

1.1 Abordagem clássica.

A teoria clássica decorre da necessidade de encontrar diretrizes para gerenciar organizações complexas, como fábricas. A Orgânica preocupa-se em aumentar a eficiência da empresa através da aplicação dos seus princípios gerais de organização e gestão. O Grupo orgânica administra a sua fábrica de forma organizada e produtiva, a empresa incluiu em suas atividades semanais a avaliação do trabalho, bem como a avaliação de seus superiores diretos a fim de tornar o ambiente de trabalho mais leve e facilitar a interação entre funcionários na base hierárquica da organização.

1.2 Teoria da burocracia.

A Burocracia é definida como uma máquina completamente impessoal que funciona de acordo com as regras e as pessoas ficam em segundo plano ou não consideradas. As empresas que lidam com esse tipo de teoria focam no processo de obediência autoritária (ou processo de dominação), que no caso das organizações modernas depende da lei. No caso do grupo orgânica, essa teoria não se encaixa a política adotada pela empresa e sua modalidade de administração. Atualmente, os colaboradores de uma organização buscam cada vez mais um espaço de liberdade de expressão, onde ele possa ser ouvido e que suas ideias de melhoria tenham visibilidade. Pensando nisso, a empresa criou um programa onde os colaboradores podem não só expressar essas ideias de melhoria, como também as colocar em pratica.

É realizada uma cotação dessas ideias por meio dos gerentes e diretores, que cedem espaço para os colaboradores apresentarem suas ideias e ajudam na elaboração da mesma se aprovada, ainda pensando no bem estar e desenvolvimento de seus colaboradores O Grupo Orgânica está sempre em alerta quanto as leis e mudanças trabalhistas e benefícios que podem ser oferecidos a eles, bem como cursos e treinamentos.

1.3 Abordagem comportamental.

Nesta modalidade, o trabalho é desenvolvido com indivíduos e grupos para a realização dos objetivos da empresa. E a forma ideal de administrar a que prioriza a importância de compreender e conhecer os subordinados e suas necessidades de modo a motivar e obter melhores resultados. É com a abordagem comportamental que a preocupação com a estrutura se desloca para a preocupação com o processo e com a dinâmica organizacional.

O Grupo orgânica, é uma empresa que prioriza o bem-estar e colaboração mutua de seus funcionários, pensando nisso foram desenvolvidos projetos motivacionais e de desenvolvimento, assim é possível oferecer aos colaboradores um plano de carreira dentro da empresa, e lapida-lo para alcançar novos desafios dentro da organização. Esses projetos como: Clube do livro, treinamentos de fundamentos de cada setor, acompanhamento com uma equipe de Coaching acontecem mensalmente tem o objetivo de aproximar o colaborador da diretoria e ainda a oportunidade de um bate papo com o presidente da empresa afim de que nesse ambiente descontraído ele possa expressar suas necessidades dentro da organização fazendo com que ele se sinta acolhido e ouvido.

1.4 Abordagem estruturalista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com