TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise Fatores Econômicos Dove

Por:   •  9/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 3

Variável Ambiental Crítica (VAC): Desemprego

  • por que essa variável é crítica

O aumento do desemprego no país pode afetar o poder de consumo da população, a falta de emprego altera o poder de compra, além de não gerar economia. Mesmo o setor de higiene e beleza sendo principal, se grande parte da população não tem uma fonte de renda, é provável que haja um corte de para busca de produtos premium do setor, e que estes sejam substituídos por marcas com preços mais acessíveis ou haja um corte em seus gastos afetando diretamente.

  • histórico e tendências

[pic 1][pic 2]

Fonte: IBGE.

De acordo com o IBGE na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua, no quarto trimestre de 2020 o total de pessoas desempregadas foi de 13,9 milhões.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI), projeta taxa de desocupação média de 14,6% para 2021, com isso a proporção de desempregados poderá alcançar seu maior nível.

  • possíveis consequências para o setor

Como consequência do desemprego, o setor poderá sofrer com o corte de gastos, pois parte da população não estará economicamente ativa. Esta variável é capaz de diminuir o número de compradores do país, já que uma vez desempregado, a pessoa vai ter que decidir o que será prioridade em seus gastos.

Variável Ambiental Crítica (VAC): Variação cambial

  • por que essa variável é crítica

A variação do câmbio influencia diretamente o setor, este é sensível a variações do dólar e outras moedas estrangeiras, pois depende dos mercados externos para o fornecimento de suprimentos, desenvolvimento, exportação, entre outros.

  • Histórico e tendências

[pic 3]

Fonte: Médias calculadas pela ACI-NH/CB/EV – Setor de Estatística.

O histórico do valor do dólar mostra uma desvalorização crescente da moeda nacional.

  • possíveis consequências para o setor

A variação do câmbio pode influenciar a lucratividade e o comércio internacional, as consequências variam para cada empresa de acordo com sua dependência com o mercado internacional. A valorização do dólar afeta, para o bem e para o mal, todos os setores da economia, isso pode tornar os produtos nacionais do setor mais competitivos para exportação.

Variável Ambiental Crítica (VAC): PIB

  • por que essa variável é crítica

PIB é um indicador econômico que apresenta a soma de todos os bens e serviços produzidos em um país, estado ou cidade. Sendo assim, é possível identificar as fragilidades econômicas, enxergar em quais setores deve-se investir, a possível geração de novos empregos, o poder de compra, e outros fatores.

  • histórico e tendências

[pic 4]

Fonte: IBGE, adaptado pelos autores.

A economia brasileira teve em 2020 sua maior queda em 30 anos, nos anos anteriores, a economia já havia registrado expansão anual em ritmos baixos. Em 2017, o PIB cresceu 1,3%; em 2018, 1,8%; e em 2019, 1,4%. Em 2020, o crescimento baixo virou retração, foi -4,7, essa queda foi resultado direto da pandemia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (157.8 Kb)   docx (86.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com