TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Associação Brasileira de Franchising

Por:   •  2/4/2018  •  Artigo  •  4.148 Palavras (17 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 17

1. BRIEFING

1.1 Histórico da empresa

Na década de 80, Alexandre Tadeu da Costa, um rapaz de família humilde, começou a revender chocolates de uma indústria. Na primeira Páscoa, em 1988, ele vendeu, além de outros produtos, dois mil ovos de 50g. Porém, quando chegou à fábrica, ele descobriu que cometeu um engano, por não conhecer o suficiente a linha de produtos da empresa que não fabricava ovos de 50g e não teria condições de fabricá-los antes do domingo de Páscoa.

Preocupado em honrar a encomenda e em não perder o pedido, o estudante, com 17 anos, comprou a matéria prima necessária e procurou alguém que fabricasse chocolates em casa. Em uma loja especializada no ramo, conheceu uma senhora que fazia chocolates caseiros e que veio a ser a primeira funcionária da Cacau Show. Comprou formas, embalagens e quantidades suficientes de chocolate em barras para derreter e em seguida transformá-lo em ovos de Páscoa. Essa operação gerou um lucro de líquido de aproximadamente R$ 500,00. Com esse capital, a Cacau Show Ltda. iniciou suas atividades no bairro da Casa Verde, em São Paulo. Durante toda a história da empresa, em nenhum momento, houve entrada de capital externo.

Um momento difícil para a Cacau Show, ocorreu no verão de 1992. Como é natural e ocorre em todos os verões com produtos à base de chocolate, as vendas dos produtos da marca caíram acentuadamente. O produto parou de rodar no ponto de venda e, devido à sua curtas vida útil, começou a estragar. Todos os produtos deteriorados foram trocados sem qualquer ônus para o varejista. Até aí era uma situação tradicional de verão, quando frequentemente é necessário “colocar dinheiro” na empresa; foi então que a crise se instalou, porque não havia caixa suficiente para cobrir as despesas. Alexandre não ficou parado, buscou oportunidades de longo prazo. Como o fim do ano se aproximava, comprou uma máquina para fazer panetones, e vendeu, montou quiosques em feiras de natal para oferecer não só seus chocolates, mas também produtos adequados à temperatura do verão, como salgadinhos e sucos, adquiridos de terceiros: ou seja, quando a situação de seus produtos se complicou, a empresa mudou, rápida e temporariamente, sua oferta ao mercado para poder suprir os problemas e sair em boas condições.

A partir daí, resolveu se especializar: estudou, viajou e aprendeu com os melhores do mundo a fazer o que faz até hoje – o melhor chocolate. A primeira loja da Cacau Show foi inaugurada em 2.000 e, apenas 8 anos depois, a empresa conquistou o título de maior rede de chocolates finos do mundo. Hoje, a Cacau Show está presente em todos os estados do Brasil, com mais de 2.000 lojas. Muita coisa mudou em todos esses anos, mas há uma, a mais importante, que permanece intacta: a paixão por chocolate

1.2 Prêmios e Selos

Em 2005, a Cacau Show ganhou o prêmio de melhor franquia de cafeteria e confeitaria do Brasil e também o de franquia cinco estrelas, concedido pela Editora Globo.

O prêmio “Marcas de Confiança”, da revista Reader`s Digest – Seleções, reconhece desde 2002 as marcas, organizações, instituições e personalidades que são sinônimo de confiança para o consumidor. Em 2016, na 15ª edição da pesquisa, realizada em parceria com o IBOPE Inteligência, foram entrevistadas 1.300 pessoas e analisadas empresas em 36 categorias de produtos e serviços. Alexandre Costa, presidente e fundador da Cacau Show, venceu mais uma vez a categoria Executivo com 62% dos votos.

No dia 30 de novembro de 2016, na Câmara Municipal de Itapevi, foi realizada a entrega do Selo Sustentável a algumas empresas da região. Essa certificação, concedida pela Prefeitura de Itapevi, valoriza as ações sociais realizadas pelas empresas privadas, contribuem para a melhoria do bem-estar da comunidade.

ABF - Associação Brasileira de Franchising


               Pelo sétimo ano a Cacau Show conquistou o selo de excelência concedido anualmente pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, referente ao exercício de 2016. Este selo destaca as redes de franquias pela sua atuação, poder da marca, rentabilidade e suporte fornecido pela franqueadora. A chancela é outorgada aos franqueadores associados que passaram por um rigoroso processo de avaliação que certifica a excelência dos serviços e padrões estabelecidos pela franquia. Esta certificação é muito importante para nós, pois demonstra para o mercado o reconhecimento e feedback recebido por nossos franqueados. Como melhorar continuamente é nosso foco, avaliamos também criteriosamente o relatório que recebemos após a pesquisa para que possamos corrigir falhas, melhorar processos e continuar fortalecendo o que temos de excelente.

1.3 Ações desenvolvidas pela empresa.

Na empresa a responsabilidade social também tem importância, então promove a campanha “Faça Sua Parte” com a doação de 100 mil ovos de chocolate para crianças e adolescentes de instituições de caridade espalhadas pelo país. Em 2008 foram atendidas mais de 850 instituições.

                O Instituto Cacau Show, hoje já são mais de 1500 pessoas assistidas, entre crianças, adolescentes e idosos com aulas de reforço escolar, esporte e informática.

1.4 Fábrica.

                  A Cacau Show possui 5 fábricas com capacidade de produção anual de 12 mil toneladas de chocolate nas cidades de Campos do Jordão, Curitiba, São Paulo e Itapevi.

A fábrica, instalada em Itapevi, na Grande São Paulo, em 2006, possui 18 mil metros quadrados e produz 250 tipos de produtos. Mas, com o crescimento constante, quase não basta para o tamanho da empresa. Por isso, Alexandre investiu R$ 20 milhões na ampliação da fábrica, que até o final do ano terá dobrado de tamanho, chegando a 36 mil metros quadrados.


2. História da logomarca

[pic 1]

Cacau show apresenta seu novo logo, agora a marca contém um isotipo muito bem desenhado na junção de um “C” e um “S”, lembrando um bombom.

O novo logotipo, que foi adotado em todos os seus produtos e em suas lojas, no ano de 2017, foi desenvolvido, internamente, por Rafael Altavista, head de design da casa.
A nova identidade tem uma nova tipografia, as estrelas, antes em formato de arco, agora mudam e ficam à disposição do nome Cacau Show. O isotipo, como dito anteriormente, traz à lembrança de um bombom, vira selo e destaca a marca em diversas aplicações.

2.1 Franquias

A primeira loja franqueada foi fundada em 2001, na cidade de Piracicaba e pouco depois nesse mesmo ano a empresa implantou o sistema de franquia.
Atualmente está presente em quase todos os estados brasileiros e conta com mais de 2.000 lojas
[2] distribuídas em 1.000 municípios, tornando-se uma das maiores rede de lojas de chocolate do mundo e faturando anualmente mais de 1 bilhão de reais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (264.5 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com