TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Ativa

Por:   •  30/9/2019  •  Resenha  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Instituto de Educação Superior de Brasília - IESB Gestão de Marketing – EAD

Comunicação Integrada de Marketing Aluna: Catarina Cardoso de Araújo

Atividade Ativa - Ferramentas de Comunicação Integrada de Marketing

Para o presente exercício foi escolhida a empresa O Boticário. Fundada em 1977, a empresa se adaptou de forma louvável às várias mudanças ocorridas no marketing graças aos adventos tecnológicos, estando presente tanto na era da comunicação via radiodifusão quanto na era digital.

A seguir, destacam-se exemplos da atual estratégia de comunicação integrada da

marca:

Propaganda – meio de tornar público um produto, serviço ou empresa. É paga, veiculada para grandes públicos, o anunciante e suas intenções são identificadas facilmente. Utiliza vários tipos de mídia (eletrônica, tradicional, impressa, etc).

[pic 2][pic 3]

Propaganda digital e física, destacando produtos e valores da empresa.

Relações públicas e assessoria de imprensa – objetiva promover e/ou proteger uma marca e seus produtos. Constrói uma identidade corporativa a fim de atingir uma reputação positiva. Utiliza de releases, press kits, envio de sugestões de pauta, etc.

[pic 4]

Exemplo de ação envolvendo a assessoria de empresa da marca, quando, após virar alvo de críticas, esta se posicionou de acordo com sua identidade corporativa.

Venda pessoal – É a venda propriamente dita, personalizada e construída através do diálogo entre vendedor e comprador, face to face. Como atinge um número limitado de pessoas, exige agilidade, carisma e eficiência.

[pic 5]

Uma das muitas lojas físicas da marca, onde há interação face to face.

Marketing direto – Visa atingir o consumidor de forma direta, específica e interativa, de maneira inovadora, utilizando de correio, telefone, e-mail e redes sociais para criar esse relacionamento. Exige profissionais qualificados para aplicá-lo e permite mensurar o retorno de cada ação.

[pic 6]

Esforço da marca para estabelecer diálogo com o consumidor via redes sociais.

Promoção de vendas – Segundo Roger A. Strang, “promoção de vendas são incentivos a curto prazo para motivar a compra e a venda de um produto ou serviço.” Normalmente possui um objetivo especifico, com tempo determinado e visa impactar o consumidor, agregando algum benefício extra ao produto. Para isso, utiliza estratégias como cupons, descontos, sampling, programas de fidelidade, concursos, sorteios, embalagens diferenciadas, etc.

[pic 7]

Exemplo de encarte promovendo descontos.

Eventos e experiências – Meio mais eficiente para criar interações entre a marca e o seu público-alvo. Os eventos podem ser desde palestras, congressos e seminários à eventos culturais e esportivos. É importante que exista uma ampla divulgação e um material bem estruturado, atentando-se a cada detalhe, pois qualquer falha pode resultar no fracasso do evento, e consequentemente obter-se o resultado oposto ao esperado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (480.4 Kb)   docx (361.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com