TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de escuta ativa

Por:   •  31/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  964 Visualizações

Página 1 de 2

Joana estava ansiosa. Aguardou pelo horário marcado com sua coordenadora para conversarem reservadamente. Desejava que aquela reunião ajudasse a resolver o conflito com o colega Júlio, o que a estava incomodando demais nesses últimos dias.

Paula a recebeu demonstrando calma, serenidade, disponibilidade. Falou pouco ao acolher Joana, colocando-a confortavelmente numa poltrona e sentando-se de frente à ela. Sabia que era uma situação emocionalmente carregada e sabia também como era estar em situações assim. Joana começou a falar de forma desordenada, era a ansiedade que parecia atrapalhar a ordem dos pensamentos. Paula manteve o foco, continuou a olhar para Joana demonstrando calma, não a interrompeu nem pediu que organizasse a fala. Apenas deixou fluir a fala de Joana que, pouco a pouco foi ficando mais clara, mais pausada.

Enquanto Joana seguia em seu relato, Paula foi enviando pequenos sinais corporais: manteve o olhar em Joana, por vezes acenou positivamente com a cabeça, ora inclinava-se um pouco aproximando-se de Joana. Parecia que tudo isso estava contribuindo para que Joana se sentisse mais segura e a fala foi ficando cada vez mais pausada.

A coordenadora então usou as brechas na fala de Joana para, ocasionalmente, perguntar. Eram perguntas curtas, simples, tais como: “e então, o que aconteceu?”; “como foi que Júlio reagiu nesse momento?”; “e no outro dia?”.

O relato de Joana era cheio de idas e vindas, com detalhes, havia um conflito com Júlio que persistia e angustiava Joana. Paula pensou rapidamente em pontos chaves para auxiliar os dois a enfrentarem e resolverem a situação. Então, ao final da conversa, reformulou esses tópicos apresentando-os a Joana. Perguntou se era isso mesmo, se sentia-se atendida com tais aspectos. Combinaram um novo encontro, agora a três, já que convidariam Júlio para a próxima conversa amanhã mesmo.

Joana saiu da sala de Paula sentindo-se confiante e mais aliviada. Estava prestes a solucionar aquele conflito com um colega tão querido.

Dica: Para saber mais detalhes sobre as normas da ABNT e, ainda, sobre como fazer referências bibliográficas em trabalhos acadêmicos, consulte: <http://www.anhanguera.com/bibliotecas/biblioteca-virtual/pagina/normalizacao> e <http://www.sare.anhanguera.com/index.php/index/citacao>. Acessos em: 26 set. 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com