TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Batalha Do Software

Dissertações: A Batalha Do Software. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  1.168 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO DE CASO 6: A BATALHA DO SOFTWARE

A SUPERFOOD é uma empresa que atua no ramo de atacado e varejo de alimentos. Além de operar seus próprios supermercados, que representam 40% de sua rede, a SUPERFOOD tem franqueados, que são donos das 60% de outras lojas. Todos os franqueados compram os produtos diretamente da SUPERFOOD.

A SUPERFOOD tem um único sistema de computadores, para suas próprias lojas e para seus franqueados. Cada vez que um produto é comprado numa loja, a tecnologia dos códigos de barra permite a captura de informações que alimentam os sistemas de análise das vendas, administração de estoques e reposição de produtos diretamente dos armazéns da SUPERFOOD.

Apesar de muito avançado, o sistema da SUPERFOOD é muito propenso a erro. Além disso, o desenvolvimento de software é lento. Para cuidar desses problemas, o diretor de informática contratou Alice Gallegos, especialista em desenvolvimento de sistemas de informação.

Alice passou dois meses fazendo o levantamento da situação e concluiu que o pessoal de sistemas não tinha qualquer preocupação com a garantia da qualidade de seus projetos. Para melhorar a qualidade dos programas, ela enfatizou os seguintes conceitos:

•. Revisão da análise. Esta é uma avaliação feita por colegas, que criticam a metodologia global proposta pelos analistas. A metodologia é refeita e criticada sucessivamente, até que os avaliadores fiquem satisfeitos e dêem o sinal verde.

•. Revisão dos programas. O processo é semelhante à revisão do projeto. Depois do sinal verde, os programadores desenvolvem os programas detalhados e os apresentam a colegas especialistas, para crítica e revisão.

•. Inspeção de linguagem. O estágio final proposto por Alice consiste de uma inspeção feita por outro especialista, que estuda linha por linha do programa para verificar se está com todos os "pingos nos is".

Ela também discutiu outras idéias, pensando na correção dos erros e no aprimoramento do sistema existente. Entretanto, a equipe de programadores reagiu violentamente contra essas idéias de Alice. Eles praticamente se rebelaram, dizendo que tudo aquilo era complicação que iria diminuir sua produtividade. Numa reunião, Alice explicou que, para corrigir a situação, suas idéias seriam implementadas de qualquer maneira. A equipe resmungou, mas ninguém se opôs diretamente.

Seis meses depois, os programas continuavam atrasados e ainda havia erros. Ela descobriu que toda a equipe estava ignorando suas instruções. Em encontros individuais, todos disseram praticamente a mesma coisa, sempre de forma educada. Eles estavam muito ocupados para perder tempo com aquilo. Eles até que poderiam fazer o que ela propunha, se tivessem mais tempo.

Em outra reunião, Alice avisou que sabia do descumprimento de suas diretrizes. Ela iria levar aquilo a sério, esperando a colaboração da equipe. No dia seguinte, um grupo dos programadores mais antigos foi queixar-se ao diretor de informática. Alice Gallegos, eles disseram, estava apenas conseguindo piorar a situação.

O diretor de informática perguntou a Alice qual a causa de tanta resistência, especialmente porque a ele pareciam boas idéias as que ela estava tentando implantar. Ele reafirmou sua disposição para aprimorar os sistemas de informação, mas não ao custo de um sério problema com a equipe. Ele pediu a Alice que apresentasse provas para apoiar essas idéias, para que ele pudesse revê-las e tomar uma decisão. Ele não conhecia bem os conceitos, mas ela o convencesse, teria seu total apoio para colocá-los em prática. Se ele ficasse em dúvida, ela deveria propor outra estratégia.

...

Baixar como  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »