TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação Nazista

Por:   •  24/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.534 Palavras (15 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 15

PROJETO DE PESQUISA

1) IDENTIFICAÇÃO

Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Curso: Comunicação Social -  Relações Públicas

Autora do projeto: Monique Paschoal Furlan

Título Provisório: HEIL, HITLER:  cinema e comunicação no front de batalha nazista

Palavras-chaves: cinema, comunicação estratégica, propaganda política, nazismo.

Data: junho de 2015

2) APRESENTAÇÃO DO TEMA

Após sair derrotada da 1ª Guerra Mundial, a Alemanha se encontrava devastada por mortes e perdas sociais, econômicas e de poder. Além disso, a assinatura do Tratado de Versalhes, em 1919, desencadeou no país sentimentos de humilhação e incertezas quanto ao futuro da nação alemã. Esse mesmo sentimento atingiu Adolf Hitler que, na busca de reconstruir e fortalecer novamente o nacionalismo alemão, criou o Partido Nazista, tornando-se um dos maiores vilões da história humana.

Ainda que composto de ideais absurdos e capaz de levar à morte milhões de pessoas, o movimento nazista foi seguido e idolatrado pela população da Alemanha durante mais de 10 anos, comandando suas ações, crenças e julgamentos. E todo esse poder social e político foi possível devido, entre outros fatores, às estratégias de comunicação desenvolvidas e executados com maestria pelo partido de Hitler, que assumiu o comando de todos os meios de comunicação possíveis da época – rádio, televisão, cinema, jornais e cartazes – e soube utilizá-los como ferramenta de criação e disseminação da ideologia nazista.

O presente trabalho busca, então, analisar o papel dessas estratégias de comunicação e sua importância na legitimação do nazismo ao longo de sua existência. Para isso, utilizará como fonte de pesquisa e análise os documentários cinematográficos produzidos pelo partido nazista, sua linguagem, seu conteúdo e todo tipo de ferramenta ou artefato capazes de persuadir e manipular o comportamento da sociedade alemã durante o período em que foram produzidos e veiculados.

3) PROBLEMA

Qual a linguagem e o conteúdo utilizados nos documentários audiovisuais produzidos pelo partido Nazista? Qual a sua relevância para a ascenção e consolidação do próprio partido? E quais foram as estratégias de comunicação aplicadas à produção e disseminação desses documentários?

4) OBEJTIVOS

4.1 Objetivo Geral

        Identificar as principais estratégias de comunicação e persuasão utilizadas pelo partido Nazista a partir da análise de documentários audiovisuais produzidos pelo partido durante o período de 1933 a 1938.

4.2 Objetivos Específicos

  • Identificar elementos e técnicas de comunicação e mensagem semelhantes entre esses documentários;
  • Compreender seus motivos e significados através da maneira como foram apresentados;
  • Identificar o papel da comunicação estratégica na produção e divulgação desses produtos de mídia;
  • Avaliar de que maneira esses elementos contribuíram para o fortalecimento da identidade nazista;

5) JUSTIFICATIVA

Criado com o intuito de purificar e legitimar a então venerada raça ariana, o regime totalitário nazista marcou a história da Alemanha e do mundo como uma das maiores tragédias sofrida pelo ser humano – e por ele mesmo provocada. Quando pensamos em nazismo, imagens de horror, extermínio e desgraça são as primeiras a surgirem em nossas mentes, através dos milhões de judeus, comunistas e ciganos mortos durante o regime ditado e comandado por Adolf Hitler. Após alastrar sofrimento e caos ao longo dos principais países da Europa, o regime ainda atuou como uma das principais causas para a eclosão da 2ª Guerra Mundial e, assim, poderíamos passar anos retratando o que foi o Nazismo e como esse movimento afetou o mundo em todas as suas esferas, do social ao econômico, da política à religião.

Entretanto, é inegável o fato de que o desencadeamento de todos esses acontecimentos só foi possível devido à construção de falsas verdades vendidas em forma de religião e idolatria absoluta, que um dia foram parte de um partido nacionalista, mas que antes de chegar a ser um partido, foi o imaginário e a vontade de um grupo de pessoas lideradas por Adolf Hitler. A partir dessa perspectiva, o Nazismo desponta como um dos planos de comunicação mais bem executados da história, capaz de manipular e persuadir pessoas em prol de um ideal absurdo e totalmente desprovido de qualquer boa intenção, utilizando para isso, entre outras ferramentas, a produção audiovisual.

Essa pesquisa se propõe, então, a analisar e entender o movimento nazista de um viés menos pessimista e trágico, para além de seus efeitos e causas primeiras, utilizando   a comunicação cinematográfica como caminho para isso. E assim se dá a sua importância, na busca de extrair do Nazismo – em meio a todo o cenário de dor e crueldade – o que de melhor restou de sua criação: o desenvolvimento e a utilização de ferramentas, discursos e elementos comunicativos tão bem arquitetados, capazes de transformar a busca de um único homem por poder e redenção na crença e no ideal de uma nação inteira.

6) BASE TEÓRICA

6.1. História do Nazismo

Assim como todo acontecimento histórico de grande importância, a criação do partido Nazista surgiu do desencadeamento de diferentes acontecimentos secundários que, de uma forma ou de outra, contribuíram para a formação daquilo que viria a ser uma das maiores tragédias vividas pela raça humana. Para a Alemanha de 1920, a derrota sofrida para a França ao final da 1ª Guerra Mundial, em 1918, e o sentimento de humilhação por de ter de assinar o Tratado de Versalhes, em 1919 foram alguns dos principais motivos que levaram um dos soldados regressos da 1ª Guerra a liderar o surgimento do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP) por nós conhecido como partido nazista. (DIHEL, 1996).

Esse soldado era Adolf Hitler e, três anos após a criação do partido nazista, sua tentativa de Golpe de Estado fracassou e resultou em um mandato de prisão de 5 anos. Hitler permaneceu detido por apenas 8 meses, porém esse foi o tempo que precisou para escrever o que conhecemos hoje como o principal livro de disseminação Nazista, o livro Mein Kampf (Minha Luta), uma espécie de manual prático do que viria a ser o partido Nazista, definindo os ideais defendidos pela doutrina de Hitler e justificando seu ódio por Judeus, Comunistas e qualquer outra raça por ele considerada impura. Segundo Szklarz (2005) o nazismo poderia ser analisado do ponto de vista estético, ao passo em que “pregava que uma nova Alemanha surgiria, mais forte e mais bonita, num sonho ao qual só os artistas podiam dar forma” (Szklarz apud Cohen, 2005, p. 43) e foi no uso exaustivo da comunicação e da propaganda que Hitler encontrou meios de disseminar essa nova Alemanha imaginada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (198.2 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com