TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estatística E Probabilidade

Por:   •  9/5/2013  •  1.567 Palavras (7 Páginas)  •  720 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Neste trabalho irei discorrer sobre questões de estatística como tomada de decisões e análise de cenários. Em que seu uso seja feito por pessoas que realmente estejam aptas a utiliza-lá para que a organização não venha a cometer erros. E que haja certa socialização do uso de métodos estatísticos capazes de auxiliar e viabilizar o processo de estudo e analises desses fenômenos. Abordarei as questões de comportamento do indivíduo no aspecto da organização, sua valorização, os aspectos culturais que podem influenciar no comportamento humano, o fator de produção no trabalho e pelo capital humano das organizações. Também abordarei sobre a qualificação profissional como meta primordial para o crescimento pessoal e econômico das organizações e dos colaboradores.

1 - A estatística por meio da análise de probabilidades pode ajudar as empresas a preverem cenários em seus planejamentos?

A estatística é imprescindível no planejamento das empresas. A utilização dos métodos estatísticos se mostra eficaz nessas situações, justificando sua utilização principalmente nos seguintes fatores: rapidez e precisão nas respostas aos problemas, descentralização, maior possibilidade de testes antes de decisões importantes e economia de recursos. Por esta razão, as distribuições de probabilidades pode ser uma grande ferramenta para estimar retornos futuros e rentabilidade.

A distribuição de probabilidades associa uma probabilidade a cada resultado numérico de um experimento, ou seja, dá a probabilidade de cada valor de uma variável aleatória. Por exemplo, no lançamento de um dado cada face tem a mesma probabilidade de ocorrência que é 1/6.

Além de identificar os valores de uma variável aleatória, frequentemente podemos atribuir uma probabilidade a cada um desses valores. Quando conhecemos todos os valores de uma variável aleatória juntamente com suas respectivas probabilidades, temos uma distribuição de probabilidades.

A distribuição de probabilidade pode ser usada para criar análises de cenários. Uma análise de cenário usa distribuições de probabilidades para criar vários. Por exemplo, uma empresa pode criar três cenários: o pior caso, provável e melhor caso. O cenário de pior caso deverá conter um valor a partir da extremidade inferior da distribuição de probabilidade, o cenário mais provável conteria um valor para o meio de distribuição, e na melhor das hipóteses, conteria um valor na extremidade superior do cenário.

2 - O uso da estatística seria restrito aos profissionais da área de matemática e estatística.

Com certeza. Como toda ciência a estatística e a matemática tornam-se cada vez mais imprescindível para as organizações que buscam nos profissionais dessas áreas um cenário de erros quase inexistente. Pois a estatística está fundamentada em conhecimentos de matemática, cálculo e teoria das probabilidades, técnicas e métodos estatísticos, computação e métodos de análise estatística e disciplinas profissionalizantes, desta forma o profissional teria aptidões para solucionar problemas atuando de maneia mais eficaz buscando evidências quantitativas sobre um determinado fenômeno. Por tanto, é preciso construir uma sólida base de conhecimento em matemática, incorporar habilidades no uso dos computadores, desenvolver uma boa comunicação oral e escrita, estar aberto ao aprendizado de novas técnicas e métodos de trabalho e aprender a trabalhar em conjunto com profissionais de diferentes áreas do conhecimento, por este motivo nem todos podem utilizar a estatística a não ser que tenha bastante conhecimento na área.

3 - De que forma a estatística pode auxiliar no processo de tomada de decisão dos gestores dentro de uma organização empresarial?

Para a tomada de decisões. A estatística é útil dentro de uma organização, pois tendo em mãos todas as informações processadas os gestores poderão tomar a decisão correta e eficaz para solucionar possíveis problemas. A estatística é utilizada com o objetivo de fornecer informações para um diagnóstico mais eficaz na prevenção e detecção de falhas/defeitos.

Para Moreira (2004) a tomada de decisão é uma tarefa gerencial, onde se torna necessário buscar o maior número de dados referentes ao problema para gerar informações úteis a serem analisadas. É importante que essa análise tenha como foco os objetivos da empresa e os recursos disponíveis. Segundo Miglioli (2006) as decisões gerenciais estão ligadas diretamente à sobrevivência da empresa e afetam diretamente todos agentes que giram em torno dela, sejam eles empregados, acionistas, fornecedores, clientes ou até mesmo a própria sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com