TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução Histórica E Sua Importância No Sucesso Das Empresas

Por:   •  18/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO

VICTOR HUGO DE ALMEIDA DE SOUZA

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO MARKETING

Abordagem Histórica / Evolução da Comercialização.

Recife 2023

Marketing: evolução histórica e sua importância no sucesso das empresas

O marketing é uma área essencial para o sucesso das empresas. Mas como essa área surgiu e se desenvolveu ao longo do tempo? irei abordar a evolução histórica do conceito de marketing e como ele se tornou tão importante para as empresas nos dias de hoje.

A primeira etapa das relações comerciais foi descrita como "relações de simples troca", onde havia uma troca de excedentes entre os homens primitivos. A segunda etapa descreveu o surgimento da "arte de comercializar", onde os homens atribuíram um juízo de valor aos artigos e passaram a explorar as necessidades e desejos humanos. Essa etapa marcou o início da comercialização mais sofisticada, onde surgiu a capacidade de detectar as necessidades dos outros e explorá-las.

A 1ª Revolução Industrial, que teve início na Inglaterra em 1760 e nos Estados Unidos em 1770, foi marcada pela transição do artesanato para o processo fabril, com a produção em série e a revolução da máquina. Na 2ª Revolução Industrial, que ocorreu por volta de 1860, houve o surgimento da indústria do aço, o motor de combustão, a substituição da energia a vapor pela energia elétrica e petróleo. Nessa revolução industrial, destaca-se a criação da primeira linha de montagem por Henry Ford, o que permitiu a produção em série e a padronização dos produtos. Em relação ao marketing, a produção em série e a padronização dos produtos criaram oportunidades para a comercialização em grande escala.

Na virada do século XX, surgiram os cursos relacionados às "Indústrias Distributivas" nas universidades americanas, voltados para o ensino da distribuição e vendas. Foi nessa época que o termo "Marketing" foi cunhado pelo professor Ralph Starr Butler, da Universidade de Wisconsin. A partir de 1910, Butler começou a lecionar na universidade nos cursos denominados "Métodos de Marketing", contribuindo para a proliferação do marketing em níveis docente e profissional.

A Grande Depressão nos Estados Unidos, em 1929, causada pelo excesso de produção em relação ao consumo, obrigou empresários, representantes comerciais, vendedores e donos de indústrias a procurar novos clientes e mercados, impulsionando o florescimento da Ciência do Marketing, consolidando-o como uma área essencial para o sucesso das empresas.

No Brasil, o marketing começou a ser introduzido na década de 1950, com a entrada de multinacionais no país e a introdução da nova filosofia da Administração de Empresas. Nessa época, também ocorreu o surgimento do primeiro supermercado brasileiro em São Paulo, o que marcou o início da sofisticação do varejo no país. Além disso, outro fato importante foi o surgimento da televisão no Brasil, que se tornou um importante meio de comunicação e propaganda para as empresas. Com a abertura da economia brasileira para a globalização e a entrada de empresas estrangeiras no mercado nacional, a concorrência entre as empresas brasileiras se intensificou a partir de então.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (84.2 Kb)   docx (232.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com