TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FORMAÇÃO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E SEU COMPORTAMENTO DIANTE DE UMA VISÃO SISTEMICA

Exames: A FORMAÇÃO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E SEU COMPORTAMENTO DIANTE DE UMA VISÃO SISTEMICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  1.684 Visualizações

Página 1 de 3

A FORMAÇÃO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E SEU COMPORTAMENTO DIANTE DE UMA VISÃO SISTEMICA

Você vive em uma estrutura? Segue padrões e comportamentos preestabelecidos? De acordo com os autores GERALDO CARAVANTES, CLAUDIA CARAVANTES e MONICA KLECKNER, a resposta é sim, pois a estrutura de uma organização está presente no cotidiano de cada individuo, seja quando criança na escola, seja quando adulto em uma empresa. Pense: a determinação de uma estrutura e de alguns padrões de comportamento precisam ser definidos para que as sociedades, com culturas e hábitos distintos possam se relacionar. E acredite: você faz parte de uma estrutura organizacional desde o momento de seu nascimento, quando esteve no hospital.

CARAVANTES, CARAVANTES E KLOECKMER afirmam que “as organizações são instrumentos usados pelas pessoas para coordenar suas ações a fim de obter algo que elas desejam ou valorizam”.

Desta forma, você participa durante toda a sua vida de grupos e organizações que sugerem suas necessidades, sejam no grupo familiar, no mercado perto de casa ou no clube aos finais de semana. As organizações são tão presentes que muitas vezes nem são percebidas, a menos que deixem de realizar com qualidade os serviços que delas são esperados.

Já que as organizações são tão necessárias e, de certa forma, fazem parte da vida de todos, é importante você saber que a criação de uma organização pode ser feita tanto por grupos de pessoas que compartilham a mesma opinião ou por uma pessoa apenas.

A verdade é que como afirmam CARAVANTES, CARAVANTES E KLOECKNER “ a criação de valores pode apresentar um triplo estágio: input ou entrada; throughput ou transformação, e output ou saída”. Essa descrição apresenta claramente a Teoria de Sistemas.

A Teoria de Sistemas defende que seja cada estagio (seja input, throughput ou output) pode receber influencias do ambiente em que a organização está inserida. Por isso ao se criar uma organização ou um sistema, o estudo da região em que ela está afixada e a definição dos objetivos da organização, bem como dos diversos públicos que circundam, devem ser parâmetro para a definição de abertura de uma instituição, seja ela qual ramo for.

Sendo assim, todo o processo de entrada (contratação de recursos humanos, insumos, recursos financeiros), transformação (processo de trabalho que transforma a entrada em saída) e saída (produtos acabados ou serviços direcionados ao mercado) corresponde a estrutura de uma organização, um sistema.

É importante lembrar que, para ser uma organização, todos os estágios devem ser seguidos. O sistema, portanto, quando consegue atender as necessidades de seus clientes e criar valores tem a oportunidade de recomeçar todo o processo, conseguindo assim se manter no mercado.

Vale ressaltar ainda, que alem dos processos de entrada e saída as organizações são tomadas por equipes, ou seja, por pessoas que pensam, planejam e executam as atividades. Este é um fator decisivo para a criação de uma organização, pois sem as pessoas os processos dificilmente seriam executados, mesmo em se tratando da era tecnológica.

Se as organizações são formadas por processos (entrada, transformação e saída) e por pessoas (indivíduos que criam e interagem) nada mais correto então, do que o estudo da relação existente entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com