TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A alteração da estrutura organizacional

Artigo: A alteração da estrutura organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  Artigo  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  875 Visualizações

Página 1 de 3

Adotar estratégias de mudança que obtenham sucesso envolve compreender aspectos do ambiente, dos indivíduos e da organização como um todo. Desta forma, identificar variáveis do contexto que estariam provocando as mudanças, sejam contínuas ou descontínuas, apresenta-se como uma vantagem para os gerenciadores da mudança, na medida em que esse conhecimento poderia permitir o manejo e a implantação da mudança, o aumento da eficácia organizacional e de sua chance de sobrevivência.Gestão de Pessoas nada mais é que um conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho.

Atualmente, as organizações adotaram um novo método de gestão de pessoas, ao em vez de tentarem fazer diretamente o público, a área gerencial focou mais nas necessidades dos colaboradores, tentando assim, satisfaze-los e motiva-los. Podemos afirmar que hoje em dia, pessoas e organizações são citadas como um ser único, pois cada vez mais as pessoas estão passando mais tempo no ambiente de trabalho do que na própria casa, em alguns casos, as pessoas chegam a levar trabalho para sua residência, fazendo com que a vida profissional e a vida pessoal se tornem uma só. Já as organizações, estão ligadas diretamente as pessoas, já que dependem delas para o sucesso da empresa.

A Gestão de Pessoas envolve também seis processos básicos para o sucesso da organização. Entre eles, podemos destacar o Processo de Recompensar Pessoas, nesse processo o gestor ou líder deve saber reconhecer o trabalho bem sucedido do colaborador e recompensa-lo, fazendo assim, com que o colaborador se sinta reconhecido e motivado a melhorar cada vez mais. A estrutura do órgão de Gestão de pessoas está em juntar as necessidades de cada colaborador e faze-la uma só. As organizações não estão mais focadas diretamente na individualidade dos cargos ou das tarefas dadas, mas sim, no trabalho em conjunto realizado pela equipe. Cada superior ou gerente tem uma responsabilidade na equipe, assim como a equipe do RH ( recursos humanos ) tem a responsabilidade de assessorar o gerente fazendo com que ele esteja capacitado para conduzir a equipe a alcançar um bom resultado.

Mudança organizacional é a implementação de novos procedimentos ou tecnologias projetadas para realinhar a organização com as constantes mudanças nas demandas de seu ambiente de negócios, ou que queira conquistar novas oportunidades de negócios. A mudança organizacional abrange a introdução de novos processos, procedimentos e tecnologias, talvez desconhecidos, que constituem uma abordagem diferente daquilo que as pessoas envolvidas geralmente consideram como a forma tradicional, prática e familiar de realizar seu trabalho. Assim, do ponto de vista individual, a mudança pode causar emoções e reações que vão do otimismo ao medo, podendo incluir ansiedade, desafio, resistência, ambiguidade, energia, entusiasmo, incapacidade, receio, pessimismo e motivação.

Adotar estratégias de mudança que obtenham sucesso envolve compreender aspectos do ambiente, dos indivíduos e da organização como um todo. Desta forma, identificar variáveis do contexto que estariam provocando as mudanças, sejam contínuas ou descontínuas, apresenta-se como uma vantagem para os gerenciadores da mudança, na medida em que esse conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com