TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Financeira

Casos: A Gestão Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  5.028 Palavras (21 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 21

A GESTÃO FINANCEIRA NA MICROEMPRESA

RESUMO

A gestão financeira é fundamental para que uma empresa possa se desenvolver de maneira saudável. Quando controles financeiros são negligenciados, as chances de sobrevivência desta empresa no acirrado mercado diminui consideravelmente. Para tanto, requer que a microempresa saiba dos riscos inerentes às suas finanças em prol da liquidez da organização. Assim através de um estudo de caso a ser realizado numa empresa de comércio de produtos e serviços de informática, no município de Charqueadas/RS, pretende-se investigar a importância da gestão financeira para eficácia do negócio.

Palavras-chave: Gestão Financeira. Demonstrações Financeiras. Capital de Giro.

1 INTRODUÇÃO

A gestão financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa. O objetivo da gestão financeira é melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração de lucro líquido proveniente das atividades operacionais. No entanto, é muito comum que empresas deixem de realizar uma adequada gestão financeira.

Assim, objetiva-se com este trabalho analisar as ferramentas de gestão financeira que são aplicadas numa empresa no ramo de informática (varejo e serviços). Para tanto, a metodologia empregada será um estudo de caso, após minucioso levantamento bibliográfico sobre o tema. A fim de apresentar os resultados obtidos através de uma entrevista (a ser realizada com o gestor financeiro da empresa) e análise dos documentos financeiros, serão utilizados, gráficos, figuras e tabelas.

O trabalho apresenta a seguinte estrutura: num primeiro momento se fará um levantamento bibligráfico sobre Gestão financeira, apresentando papal do gestor financeiro e suas atribuições. Segue-se a este um levantamento sobre as principais demonstrações financeiras, e por fim se dá a conhecer um pouco sobre gestão de capital de giro. No último item, apresenta-se a empresa em questão, onde se dará a análise da importância da gestão financeira para a microempresa.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

As organizações, de um modo geral, efetuam diversas operações financeiras no seu dia para que possam funcionar. Essas operações tratam-se de gastos que podem ser efetuados para administrar, vender produtos, produzir, contratar transportadoras, pagar salários, cobrir os custos, gerenciamento de um projeto ou de uma área manutenção dos equipamentos, aluguel, compra de materiais, entre outros. Ou seja, todas as atividades empresariais envolvem recursos financeiros e orientam-se para a obtenção de lucro.

Hoji, refere que:

Para a Administração Financeira, o objetivo econômico das empresas é a maximização de seu valor de mercado a longo prazo, pois dessa forma estará sendo aumentada a riqueza de seus proprietários (acionistas de sociedades por ações ou sócios de outros tipos de sociedades). (HOJI, 2003, p.21)

Sanvicente, ao conceituar administração financeira concorda com Hoji e cita que:

[...] a função financeira compreende os esforços dispendidos objetivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários das ações ordinárias da empresa, ao mesmo tempo em que possa propiciar a manutenção de um certo grau de liquidez.(ARCHER; D’AMBROSIO, 1969, p.367 apud SANVICENTE, 1997, p.21)

A administração financeira, segundo Gitman (1997, p.3), pode ser definida como a arte e ciência responsável pela administração de fundos, visto que ocupa-se do processo, instituições, mercados e instrumentos envolvidos na transferência de fundos entre pessoas, empresas e governos.

A administração financeira envolve conhecimentos de áreas afins, tais como: Economia, Contabilidade, Administração, Direito, Estatística, entre outras, podendo-se a partir daí mensurar a importância e a relevância que esta atividade envolve.

Conforme refere Silva (2001, p.27), a respeito da Administração Financeira:

Numa empresa pequena, muitas vezes, não há um órgão específico responsável pelo gerenciamento das operações financeiras, ficando essas atribuições distribuídas entre a contabilidade e o proprietário. [...] Nas grandes organizações, normalmente, há uma separação entre finanças e controladoria.

Sendo que o setor financeiro “é a função que mais claramente possui uma visão global da empresa”. (SANVICENTE, 1997, p.18)

Figura 1 – O processo da função financeira

Fonte: Sanvicente, 1997, p.25.

A atividade está representada pelo retângulo central que abrange toda a movimentação interna de dinheiro. À esquerda e à direita, encontra-se o mercado de fundos, representando o setor da economia em que atuam as forças de oferta e procura dos recursos que a administração financeira deve obter para sustentar as atividades das empresas. Sendo que as entradas pode advir de clientes, de terceiros, da liquidação de ativos, e dos recursos dos proprietários. Na outra extremidade consta os pagamentos efetuados para liquidar encargos de empréstimos e financiamentos, dividendos, fornecedores e pagamentos de impostos. (SANVICENTE, 1997, p.24)

Assim sendo, pode-se dizer que a administração financeira está preocupada com a gestão das entradas e saídas de recursos monetários provenientes da atividade operacional da empresa, ou seja, com a administração do fluxo de disponibilidade da empresa.

Sejam grandes ou pequenas, as atribuições financeiras das corporações, distinguem-se em três dimensões:

a. Uma primeira dimensão que está ligada ao dia-a-dia, que consiste em descontar duplicatas nos bancos, obter empréstimos de curto prazo, bem como fazer aplicações financeiras das sobras temporárias de recursos. Tais atribuições constituem as chamadas funções da tesouraria;

b. Uma segunda dimensão, ligada às operações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com