TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Gente

Por:   •  31/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.186 Palavras (13 Páginas)  •  696 Visualizações

Página 1 de 13

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ

GRADUAÇÃO EAD

GESTÃO DE MARKETING EM MÍDIAS DIGITAIS

OLLIE BARBIERI REIS DE SOUSA

Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR

ATIVIDADE PRÁTICA – GESTÃO DE GENTE

PROFESSOR-TUTOR – VANESSA ARAUJO SALES

CURITIBA

2020

OLLIE BARBIERI REIS DE SOUSA

ATIVIDADE PRÁTICA – GESTÃO DE GENTE

Projeto de Trabalho de Atividade Prática, apresentado à disciplina Gestão de Gente do Curso de Gestão de Marketing em Mídias Digitais do Departamento de Graduação EAD da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, como requisito parcial para a aprovação na mesma.

 

Professor-Tutor: Vanessa Araujo Sales

CURITIBA

2020

ATIVIDADE PRÁTICA (ATP): ETAPA 1

Análise e diagnóstico organizacional

Fique atento! Esta etapa será realizada nas semanas 2 e 3.

1. Leitura

Nesta semana, iniciamos nossa atividade com a leitura do texto

EQUIPE IBCN. Quais são os principais problemas organizacionais?. Disponível em

         O texto relata os principais pontos a serem observados no cotidiano organizacional, fazendo a interação dos problemas, diagnosticando e decidindo possíveis ações que minimizem ou eliminem questões relacionadas à gestão de pessoas.

2.  Análise de case

Após o primeiro contato com a leitura indicada sobre as problemáticas que norteiam o dia a dia de organizações, vamos analisar um case que evidencia e exemplifica bem problemas organizacionais enfrentados pelas empresas.

Case – Situações organizacionais

A empresa X, que atua na prestação de serviços de informática, apresenta relevante qualidade no mercado, porém enfrenta alguns problemas emergenciais, ou seja, embora seus processos ocorram com significativa rapidez e a qualidade técnica dos seus produtos seja tida pelos clientes como de excelência, demonstra sérios problemas organizacionais, tais como: os colaboradores sentem-se à margem das tomadas estratégicas de decisão; o canal de comunicação utilizado é deficiente, deixa a desejar e não atinge a todos; não existe perspectiva de carreira para além dos cargos de gerência; os gerentes não possuem competências e habilidades para a posição que ocupam (eram técnicos muito competentes no que faziam e foram promovidos); e existe grande insatisfação por parte dos funcionários sobre a escolha das posições de gerência (em relação ao processo estabelecido para seleção).

3.  Atividade

Com base no case apresentado e materiais estudados nas semanas 1 e 2 sobre aprendizagem organizacional, autodesenvolvimento, gestão do conhecimento, bem como ativos intangíveis e capital intelectual, pontue o que pode estar falhando ou atuando de forma errônea para que esses problemas persistam em um contexto organizacional. Considere propostas que minimizem ou solucionem cada situação-problema destacada no case.

**Leitura complementar:

Caso deseje complementar seu aprendizado e ter base para outros pontos de vista, sugerimos a leitura dos seguintes textos:

SBGC, Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Gestão do Conhecimento - como fazer?. Disponível em:  

LITERIS. Aprenda a implementar de forma simples um plano de gestão do conhecimento na sua empresa. Disponível em

Nesta semana você está realizando a etapa 1 da ATP. Fique atento para não deixar acumular com as atividades das próximas semanas.

RESPOSTA ETAPA 1 ATP

O capital humano é um dos recursos mais importantes de qualquer empresa. Sem os colaboradores, não pode existir prestação de serviços e nem produção. Empreendimentos que não tomam iniciativas para cuidar da qualidade de vida de seus funcionários sofrem com a alta rotatividade e baixa motivação.

Observa-se muitas dificuldades para manter a harmonia nas relações interpessoais em seus diversos ambientes. Esse tipo de atrito prejudica a obtenção de resultados. Além disso, pouquíssimas pessoas estão dispostas a continuar trabalhando em um ambiente tóxico e sem harmonia.

Outro problema que pode ser apontado na empresa é a falta de organização e de objetivos claros na hora de conduzir os funcionários ao alcance de metas. É um erro não valorizar sua equipe. Um trabalhador que sente que sua opinião não é ouvida ou que não tem possibilidades de crescimento certamente procurará outro emprego. Uma questão a ser levantada é falha na realização do processo de recrutamento e seleção, principalmente no que tange os cargos de gestão, onde estes precisam ser ocupados por pessoas com qualificação profissional e interpessoal.

Portanto as soluções devem envolver o departamento de Gestão de RH e de Gestão de pessoas, usando de técnicas que envolvem a motivação, oferecendo possibilidade de desenvolvimento e participação nos processos de tomadas de decisão, entre outras ações. Promovendo o bem-estar e o desenvolvimento profissional. Alguns processos que tornam mais eficaz a administração dos recursos humanos, que podem motivar, desenvolver, monitorar e manter o capital intelectual

Agregar pessoas - É possível evitar muitos problemas durante a contratação do profissional. Ainda no processo seletivo é viável identificar características que agregam ou não valor à empresa. Existe um bom lugar para cada tipo de trabalhador, e é importante identificá-los na empresa antes de contratar. Neste ponto pode-se considerar a contratação de gestores qualificados, com as competências e habilidades necessárias para o cargo a ser ocupado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (132.6 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com