TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

Artigo: A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  1.259 Palavras (6 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 6

1 RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES PROPOSTAS

Ao introduzir este artigo devemos lembrar que o primeiro passo, para uma liderança eficaz nas organizações é uma comunicação adequada, sendo considerada então uma competência profissional. Se a alta administração e seus gerentes estiverem verdadeiramente comprometidos com essa competência, criarão sempre estratégias que promovam um bom fluxo comunicacional entre gerentes e empregados. A comunicação é uma ferramenta muito importante para cada funcionário se adaptar as mudanças que ocorrem constantemente no ambiente de trabalho, onde cada pessoa tem a capacidade de exercer um novo cargo quando necessário. Nos dias de hoje toda empresa que quer obter sucesso precisa investir em um clima organizacional harmonioso, facilitando um bom diálogo entre colaboradores, tendo um compromisso com o respeito e a verdade e mantendo sempre o incentivo à aprendizagem. Ocasionando um ambiente mais aberto e este ambiente faz com que os funcionários tenham maior satisfação e produtividade na empresa. O estudo do comportamento organizacional humano no trabalho, embora seja um processo sistemático e rigoroso, é necessário lembrar que as pessoas são diferentes, devendo ser considerados diversos fatores situacionais, ambientais e sócios econômicos que contribuem para o comportamento de cada uma dessas pessoas. Sendo o objetivo principal do Comportamento organizacional, utilizar o conhecimento adquirido através dos estudos e promover a melhoria da eficácia organizacional.

Segundo Stephen P Robbins,... ”O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura tem sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito da estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente. Em uma definição resumida, podemos dizer que o comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como este comportamento afeta o desempenho das empresas.

Podem-se dividir os caminhos comunicacionais em três dimensões, uma virtual, indireta e de surgimento recente através de meios de comunicação como e-mails, chats, e intranet; caminho comunicacionais que passam pelo ambiente hierárquico, formal e burocrático utilizando-se como meios reuniões quadros de aviso, memorandos e telefone e um caminho comunicacional através da dimensão simbólica, autentica e velada da comunicação informal dos comportamentos contraditórios e da sexualidade no trabalho. Cada um desses caminhos e meios de comunicação tem suas características, vantagens e desvantagens e por consequência podem ser fontes de problema. A importância de um bom relacionamento interpessoal a valorização das pessoas que estão inseridas na organização se dá quando sua administração consegue gerar e mantiver a motivação no ambiente de trabalho, desenvolvendo a habilidade de comunicação e a autoestima. Isto porque qualquer organização é composta de pessoas e, ainda que pareça óbvio ou simplista, o relacionamento interpessoal e social é permeado pela diversidade dos seres humanos com suas características individuais, cada qual com seus sentimentos, desejos e receios. Esta valorização deve ser acontecer facilmente com a realização de reuniões, com a prática do saber ouvir e compartilhar ideias, com a transparência no estabelecimento de metas e acompanhamento das mesmas.

Para se superar os limites da comunicação empresarial tradicional e dos enfoques instrumentais da comunicação organizacional, é necessário que se entenda a comunicação como um processo estratégico para a ação em uma realidade plural, dinâmica e complexa, que visa à provocação de comportamentos inovadores, criativos e dinâmicos do ponto de vista estratégico e que funciona, de maneira democrática, como disseminadora dos objetivos e dos valores culturais da empresa para públicos internos e externos. O mundo globalizado tem produzido mudanças significativas na gestão dos negócios. Novas práticas administrativas e gerenciais têm surgido nas últimas décadas, não só como resultado da busca incessante pela produtividade, qualidade e satisfação do cliente, mas também em consequência da preocupação com o meio ambiente.

A comunicação organizacional necessita ser entendida, de maneira integral, como elemento que atravessa todas as ações de uma empresa ou organização e que configura, de forma permanente, a construção de sua cultura e identidade. Cada vez mais, tornam-se claro como os processos de comunicação contribuem para desenvolver formas de inter-relação mais participativas e, portanto, mais comprometidas, dando maior flexibilidade às organizações como base de sua permanente transformação e facilitando sua interação social de modo responsável para conjugar seus interesses com as condições culturais, econômicas e políticas nas quais se movem. Lidar com esses aspectos é indispensável para qualquer organização. Quando uma organização compromete-se com uma perspectiva comunicacional estratégica, ou seja, trabalha no âmbito da nova dimensão da comunicação organizacional, ela reconhece não só novas maneiras de ver o trabalho, mas também as relações internas e os diversos processos de interação com seus variados públicos externos. Entender a organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com