TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUENCIA NO CONTEXTO EMPRESARIAL

Monografias: A INFLUENCIA NO CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.523 Palavras (7 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

O contexto empresarial é influenciado por várias fatores como competições, tendências de consumo, comportamento do consumidor entre outros, tornando a tomada de decisão um processo complexo. Daí a importância de saber utilizar as ferramentas disponíveis para auxiliar a compreensão dos processos de negócios, suas mudanças e como vão refletir na organização.

Este trabalho tem como base apresentar o contexto empresarial, sua importância e os mecanismos que auxiliam nas tomadas de decisões e soluções de problemas, ajudando a compreender o novo cenário empresarial atual .

O CONTEXTO EMPRESARIAL

As funções administrativas são Planejamento, Organização, Direção e Controle. O planejamento é totalmente voltado para o futuro, desenvolvendo e elaborando previsões, fixando objetivos e programações, e definindo políticas de procedimentos. A organização tem o objetivo de definir a estrutura: unidades a serem criadas para desempenhar diversas finalidades, e as responsabilidades a serem atribuídas a cada unidade e as relações hierárquicas e funcionais entres as mesmas. Já a direção engloba atividades como tomada de decisões, comunicação com subordinados, superiores e afins, além da obtenção, motivação e desenvolvimento de pessoal. O controle é a última função administrativa, significando garantir que o planejamento seja seguido garantindo o alcance do objetivo estabelecido.

O grande marco para a Administração foi a Revolução Industrial, com suas máquinas a vapor que possibilitou o desenvolvimento de uma nova forma de organização do trabalho. Frederick Winslow Taylor foi o pioneiro no desenvolvimento de uma teoria científica sobre a administração, sendo sua principal preocupação aumentar a produtividades através de um novo modelo de trabalho, utilizando as máquinas, acreditando consequentemente aumentar também o salários dos funcionários. Outro ponto importante foi a padronização da produção, o que garantia uma maior qualidade com esforço físico dos funcionários e consequentemente custos reduzidos.

Apesar de ser muito criticado, suas contribuições ainda exercem influência em diversos tipos de organizações, principalmente nas que necessitam de padronização. Pesquisas em relação ao mercado de trabalho no mundo, indicam grandes mudanças ocorridas no contexto mundial, referindo-se a globalização e ao rápido progresso tecnológico, principais agentes dessa mudança. Mas isso não significa melhores condições de trabalho e de vida.

O Patrimônio também faz parte do contexto empresarial. Buscando seu significado no dicionário, definisse como “ Herança paterna. Bens de família”. Na contabilidade “A parte jurídica e material da azienda” (FERREIRA, 1994), Para Padoveze (2000, p.36) “é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém[...]”. Para Marion, (2010, p 27) “patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações, vinculada a uma pessoa física ou jurídica”.

O patrimônio e formado de: bens – as coisas em geral, itens de riquezas, possíveis de negociar, vender, trocar, arrendar; direitos- haveres ou créditos que temos contra alguma pessoa ou empresa; obrigações (deveres)- é a parte negativa do patrimônio, são as dívidas que devem ser deduzidas. Sendo assim, o patrimônio é líquido é calculo Bens + Direitos – Deveres = Patrimônio Líquido.

O Patrimônio Líquido inicia é o Capital, do qual existe quatro conceitos:

CAPITAL NOMINAL: investimento inicial feitos pelos proprietários de uma empresa, e so será alterado quando só proprietários realizarem investimentos adicionais;

CAPITAL PRÓPRIO: abrange o investimento inicial e suas variações (lucros ou prejuízos);

CAPITAL DE TERCEIROS: corresponde aos investimentos feitos na empresa, com recursos provenientes de terceiros;

CAPITAL TOTAL À DISPOSIÇÃO DA EMPRESA: conjunto de valores disponíveis pela empresa em determinado momento.

Todo o informativo produzido pela contabilidade, e altamente importante para a administração, bem como a análise de mercado que é o estudo do comportamento agregado de uma economia, principais tendências, produção, geração de renda, uso de recursos, comportamento dos preços, e ao comércio exterior. E a microeconomia é considerada a base da moderna teoria econômica, pois é ela que estuda o funcionamento da oferta e demanda na formação do preço. O termo mercado envolve um espaço em que as relações dos compradores (consumidores) podem afetar sensivelmente as decisões dos vendedores (produtores), e vice-versa. Quando a análise de mercado está presente desde o início, ajudando a planejar seu produto ou serviço, diminui os riscos e faz com que o empreendedor conheça seu produto, serviço ou marca, e seus clientes ou consumidores. O conhecimento destes elementos é particularmente importante no momento em que estão a ser estabelecidos os objetivos estratégicos, bem como os planos estratégicos e operacionais da empresa ou entidade.

Assim como o conhecimento entre equilíbrio de mercado, demanda e oferta. Em economia a Lei da Oferta e Procura, estabelece relação entre a demanda de um produto – isto é, a procura – e a quantidade que é oferecida, a oferta, sendo possível descrever o comportamento preponderante dos consumidores na aquisição de bens e sérvios em determinado períodos, em função de quantidades e preços. Temos como exemplo recente o preço do tomate, que estava sendo vendido a “preço de ouro”, isso porque a procura não teve nenhuma variação, mas a oferta do produto no mercado caiu devido a fatores meteorológicos. Assim, o preço aumentou astronomicamente, devido a falta do produto no mercado. Em anos passados a grande quantidade de oferta de tomate no mercado nacional fez o preço cair tão abruptamente, que alguns produtores não colheram suas lavouras, para minimizar o prejuízo, ficando mais barato deixar o produto perder do que custear a colheita. Como vimos, são construções teóricas que relacionam preço e quantidade. O equilíbrio de mercado acontece quando oferta e demanda alcançam o equilíbrio, mas em muitas áreas, alguma forma de “inércia” do preço é postulada para explicar porque quantidades, e não preços, sofrem ajustes no curto prazo, devido a alterações tanto no lado da oferta quando no da demanda. Isso inclui análise padrão de ciclos econômicos na macroeconomia. Gira em torno de identificar as causas para essa inércia e suas aplicações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com