TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância das Mídias Sociais para o Marketing de Relacionamento

Por:   •  7/11/2019  •  Resenha  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 3

Artigo: A Importância das Mídias Sociais para o Marketing de Relacionamento.

Referência: AMARAL, A. L. P; MELO, J. A. M. D. A IMPORTÂNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS PARA O MARKETING DE RELACIONAMENTO. Negócios em Projeção, v. 7, n. 2, p. 17-30, jan./2016.

Link: http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao1/article/download/646/627

Resumo partes interessantes:

Amaral e Melo, descrevem no seguinte artigo como termos entendimento sobre as mídias sociais, seu conceito e importância para o Marketing de Relacionamento. Através de coleta de dados de livros de autores de grandes influências no Marketing, e também aplicando uma pesquisa aplicada em 30 usuários dessas mídias, nos mostrando tanto efeitos positivos quantos os efeitos negativos das mesmas.

Amaral e Melo nos seus estudos escolheram o seguinte tema, pois as empresas cada vez mais tem que ir em busca de seus consumidores com eficácia e eficiência, e as mídias têm grande influência sobre isso. Assim tornando as mídias sociais grandes aliadas, conquistando consumidores fiéis Às mídias surgem como ferramentas com custo insignificante, mas de grande alcance de público. No cenário que vivenciamos hoje temos que nos adequar as tecnologias.

Amaral e Melo, usam como exemplo Kotler e Armstrong (2015) destacam que o marketing ocorre quando as pessoas decidem satisfazer suas necessidades ou desejos por meio do relacionamento de troca, porém essa relação pode ir além da comercialização de produtos e serviços. Segundo os autores, o “marketing é a gestão de relacionamentos lucrativos com o cliente”. Seus dois principais objetivos são: atrair novos clientes e manter e cultivar os clientes atuais. Mais do que vender, o marketing está preocupado em satisfazer as necessidades dos clientes a fim de capturar valor deles em troca.

Amaral e Melo, destacam que o consumidor quando está conectado tem a informação, diversão e relacionamento em mãos, sendo assim mais fácil de chegar até eles.

Amaral e Melo, com estudos de Rodrigues e Melo (2014, p. 14) afirmam que “ferramentas como Twitter, Facebook, e blogs são bastante utilizadas pelas pessoas, e é um espaço online onde existe bastante troca de informação e interação” e que de acordo com o SEBRAE trata-se de um excelente canal de comunicação direto com o consumidor. Teoria defendida também por Zenone (2010, p. 107) que assegura que a utilização de redes sociais permite a maior conexão entre um grande número de pessoas ao mesmo tempo, em qualquer horário e localizadas em várias regiões.

Para fundamentar suas afirmações Amaral e Melo, elaboraram uma pesquisa, onde o público alvo são usuários de mídias sociais, totalizando 30 usuários, na seguinte análise constatou-se que tem um relacionamento com empresa ou marca.

Umas das perguntas respondidas por todos os participantes, é eles acessam mais de uma mídia social, entre elas liderando o ranking facebook e instagram, com uso diario sobre elas.

Na sua pesquisa Amaral e Melo afirmam que as respostas dos entrevistados quando questionados sobre quais motivos os levam a acessar as mídias sociais. Todos afirmaram que acessam esses serviços a fim de divulgar conteúdo próprio e 87% utilizam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com