TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Da Contabilidade Gerencial

Exames: A Importancia Da Contabilidade Gerencial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/6/2014  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 4

Diante do competitivo cenário empresarial e do surgimento de novas oportunidades de negócios, tornam-se cada vez mais evidente a necessidade das organizações em obter informações confiáveis para a tomada de decisão. A necessidade de se obter respostas rápidas faz com que as organizações necessitem além de um sistema de gestão empresarial eficaz, gestores especializados que tenham conhecimento financeiro, contábil e uma ampla visão estratégica.

Aliado ao processo decisório está à informação contábil, que funciona como instrumento fundamental para tomada de decisões, pois sem uma informação detalhada e precisa, torna-se difícil para os administradores tomarem decisões eficazes que ajudem no crescimento da organização. Em decorrência desse processo de desenvolvimento empresarial, o presente trabalho tem como objetivo apresentar a Contabilidade Gerencial como uma ferramenta de crucial para os Administradores durante o processo decisório nas organizações privadas, mostrando sua forma de atuação, como funciona o sistema de informação contábil e como ela ajuda diretamente o Administrador na tomada de decisões.

1.1 A CONTABILIDADE E SUA EVOLUÇÃO HISTÓRICA

Para que venhamos compreender a Contabilidade, precisamos fazer uma retrospectiva no passado buscando conhecer suas origens. De acordo com relatos de autores, chegou-se a conclusão que a contabilidade surgiu junto com a história da humanidade a qual existem indícios que evidenciam seu surgimento há cerca de 4.500 a.C.

Segundo Sá (1997, p. 13-4), “a contabilidade se divide em quatro períodos sendo eles: Contabilidade do Mundo Antigo, Contabilidade do Mundo Medieval, Contabilidade do Mundo Moderno e a Contabilidade do Mundo Científico”. Cada período um desses períodos foi de grande importancia para a evolução da contabilidade, surgiram diversos pensadores que criaram e defenderam suas idéias e desenvolveram novas idéias a partir de outras já existentes. Baseando-se nessas informações vejamos a seguir seus períodos.

Quadro 1: Evolução da Contabilidade e seus períodos

PERÍDO ANO

Contabilidade do Mundo Antigo Período que se inicia com as primeiras civilizações e vai até 1202 da Era Cristã.

Contabilidade do Mundo Medieval Período que vai de 1202 da Era Cristã até 1494, quando apareceu o Tratactus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Paciolo, publicado em 1494, enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos, obra que contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano.

Contabilidade do Mundo Moderno Período que vai de 1494 até 1840, com o aparecimento da Obra "La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche”, da autoria de Franscesco Villa, premiada pelo governo da Áustria. Obra marcante na história da Contabilidade.

Contabilidade do Mundo Científico Período que se inicia em 1840 e continua até os dias de hoje.

Fonte: SÁ, Antônio Lopes de. Adaptado. História geral e das doutrinas da contabilidade Teoria da contabilidade. São Paulo, 1997.

a) A Contabilidade do Mundo Antigo

A Contabilidade no Mundo Antigo marca o período onde se inicia os primórdios da civilização indo até 1202 da Era Cristã.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com