TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Do Cliente

Monografias: A Importancia Do Cliente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  3.686 Palavras (15 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 15

A IMPORTÂNCIA DO CLIENTE NAS ORGANIZAÇÕES DE SUCESSO

O cliente sempre é considerado como a figura mais importante para uma empresa. Quando as empresas realizam treinamentos e fazem seus comerciais nos meios de comunicação, muita ênfase é dada a importância que o cliente possui, constituindo-se assim no alvo principal das organizações. Mencionam que devemos olhar para o foco do cliente procurando identificar e atender aos suas necessidades.

Isto posto, observamos que na prática os serviços de telemarketing e SAC, muitas vezes ignoram esses princípios de respeitar àquelas pessoas que são ditas como as mais importantes para a organização, não tendo o mínimo respeito pelo cidadão. Se o cliente é importante, e para algumas organizações ele é até nominado como "o patrão", não é justo o tratamento dado, principalmente nas situações em que ele é o demandante do processo.

E, sobretudo contraproducente e antipático o tratamento dado por algumas organizações tanto aos clientes como também aos não clientes. Se nos serviços de SAC, muitas vezes o consumidor é mal atendido, com a ligação passando por diversas pessoas na organização e mesmo assim ainda não consegue resolver seu problema, o mau atendimento impera como regra, ficando o bom atendimento para pouquíssimas ocasiões.

Baseado nas reclamações dos consumidores, foi implantado o serviço de bloqueio de atendimento aos serviços de telemarketing constituindo-se assim em uma resposta clara de que o cliente exige respeito e isso significa bom atendimento e demonstra como os serviços de telemarketing operam na contramão da cidadania.

Existe um modo de examinar a empresa e agregar valor a partir dos clientes. Isso faz com que os administradores enfoquem no valor de longo e de curto prazo de seu ativo de maior estima: os clientes. Empresas mais inovadoras já estão inserindo estratégias nesse sentido.

Empreendedores e líderes devem sempre se lembrar que seus clientes é sua saída mais precária. Encontrar clientes é tão difícil quanto mantê-los. Os concorrentes podem derrubar seus preços, oferecer um produto mais sedutor que o seu. E então? Pra onde vão seus clientes?

As empresas devem operar de maneira a acelerar as necessidades dos clientes. Também é muito importante não agir no curto prazo de forma a destruir o valor em longo prazo. Podemos levar um ano pra ganhar o gosto do cliente e ofendê-lo e perdê-lo e um minuto.

Cultivar confiança observando a empresa através da perspectiva do cliente, se colocar no lugar deles, perceber suas necessidades e então agir de acordo com isso.

A reputação da empresa precisa ser preservada, escândalos em seu interior fazem com que se percam créditos com fornecedores, imagine então com clientes. Providenciar treinamentos e campanhas de ética para todos os funcionários e admitir uma avaliação pode ser uma maneira de focar a criação de valor, mas isso deve ser feito antes de perder a credibilidade, depois pode ser vista como uma postura de disfarce do nível da administração.

Tratar clientes diferentes de forma diferente, afinal a empresa deve ser habilidosa na forma de pensar e agir de forma exclusiva em relação ao cliente e ser capaz de atuar de maneira simultânea em toda a empresa e estabelecer tanto valor atual quanto futuro.

Existe uma grande diferença entre a importância do cliente para a empresa e na empresa. Eu canso de ouvir assim: aqui o cliente é o rei da confusão, um atraso de vida, e até um grande chato.

A cultura da importância do cliente para a empresa e na empresa não pode ficar apenas no discurso. E preciso ir além. Não pode ser imposta também. E preciso entrar no DNA da empresa e dos funcionários. Ou você acha que o cliente não percebe a diferença de tratamento que ele tem de uma empresa para a outra? E isso é perceptível nas mínimas coisas.

As empresas ditas voltadas para o cliente são aquelas que têm o foco no cliente, na arte de conquistar e, acima de tudo, fidelizar, porque de nada adianta o cliente comprar de você uma única vez.

Mas para isso, precisamos aprender a colocar em prática uma regra de ouro: "a forma mais rápida de conquistar aquilo que você deseja é ajudando outras pessoas a conquistar o que elas desejam". E na prática funciona mesmo. Pense no que é importante para o cliente.

Hoje mais do nunca, as pessoas buscam ser tratadas diferentes. Buscam novas experiências. E algumas empresas estão fazendo muito bem tudo isso. A Harley Davidson, por exemplo, conseguiu criar uma comunidade para as pessoas, que vai muito além da marca ou das motos propriamente ditas. Será que você consegue fazer isso na sua empresa?

A Disney é um exemplo clássico de empresa que cuida dos detalhes que fazem toda a diferença na experiência do cliente. Afinal, o que você está vendendo?

Outro ponto muito importante é mensurar a quantidade de clientes que você perde. Normalmente não olhamos para isso, queremos apenas saber quantos novos clientes entraram pela nossa porta hoje. Mas os clientes que nos deixam, dificilmente voltam. Cliente sem atenção voa, e cabe às pessoas que têm contato direto com o cliente entenderem da importância de retê-los para a empresa. Muitas vezes a diferença está nos detalhes. Você já parou para pensar sobre isso?

Resumidamente pode-se dizer que a organização existe para satisfazer as necessidades de seus clientes... Sem ele não há negócio... Sem o cliente, nenhuma organização pode funcionar. O Cliente é Rei mesmo sendo algumas vezes um "chato", mas não poderemos viver sem Ele. Afinal, é o cliente quem paga as contas, inclusive o salário dos funcionários.

Percepção para identificar as características de cada perfil de cliente

Para Ron Willinghan, pesquisador na área de administração de empresas e autor do recomendado "Cliente também é gente - cuide bem de seus clientes e veja sua empresa crescer", a prática de estratégias de sucesso realmente eficazes e o desenvolvimento de uma cultura especial orientada para clientes, além de percepção aguçada para lidar com reações emocionais e compreender e aplicar valores, crenças e princípios éticos mais profundos na relação com eles são ações que conduzem ao sucesso.

Explica também que é preciso estar sempre atento a todos os aspectos da prestação de serviços do mundo dos negócios e esclarece conselhos práticos para os que desejam desenvolver essa cultura especial, tão importante no processo de fidelização em qualquer ramo de atividade.

Sua linha de pensamento possui conexões com a de David Freemantle no que tange à importância dada à aplicação da psicologia no uso de estratégias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com