TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Balanço Patrimonial

Ensaios: A Importância Do Balanço Patrimonial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  1.229 Palavras (5 Páginas)  •  1.553 Visualizações

Página 1 de 5

Passo 1 (Aluno)

Pesquisar na biblioteca de sua Unidade, sobre a importância do Balanço Patrimonial, descrevendo em cada grupo de conta, sua correta utilização. Utilizar apenas uma página para desenvolver essa atividade.

A IMPORTÂNCIA DO BALANÇO PATRIMONIAL E DA EMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO NA GESTÃO ECONÔMICA E FINANCEIRA DAS EMPRESAS

As Demonstrações Contábeis constituem um dos pontos culminantes da atividade profissional contábil. Por intermédio delas são prestadas as informações indispensáveis aos acionistas, administradores, governo e sociedade em geral sobre a situação patrimonial e financeira das empresas.

Essas demonstrações devem ser elaboradas de acordo com a legislação pertinente, inclusive com observância dos Princípios Fundamentais de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade específicas, aprovadas pelo Egrégio Conselho Federal de contabilidade.

A grande importância do Balanço reside na visão que ele dá das aplicações de recursos feitas pela empresa (Ativos) e quantos desses recursos são devidos a terceiros (Passivos). Isso evidencia o nível de endividamento, a liquidez da empresa, a proporção do capital próprio (Patrimônio Líquido) e outras análises a serem vistas em Análise de Balanços.

O Balanço Patrimonial é constituído pelo Ativo, pelo Passivo e pelo Patrimônio Líquido. O Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.

O Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação. O Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.

Passo 2 (Equipe)

Identificar a importância e as principais características da DRE, com no máximo uma página.

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE)

A Demonstração do Resultado do Exercício tem como objetivo principal apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período, normalmente, de doze meses. De acordo com a legislação mencionada, as empresas deverão na Demonstração do Resultado do Exercício discriminar:

A receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos; a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;

As despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;

O lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas;

o resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto;

As participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa;

O lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social. Na determinação da apuração do resultado do exercício serão computados em obediência ao princípio da competência:

a) as receitas e os rendimentos ganhos no período, independentemente de sua realização em moeda; e

b) b) os custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos, correspondentes a essas receitas e rendimentos.

Passo 3 (Equipe)

A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) se tornou obrigatória no Brasil com a criação da Lei 11.638/2007 e, desde então, todos os profissionais que fazem parte do ambiente empresarial precisaram conhecer essa demonstração e saber interpretar os seus resultados. A DFC pode ser elaborada segundo dois métodos, o direito e o indireto. A diferença entre eles está nas atividades operacionais. No método direto as atividades operacionais são elaboradas utilizando os reais recebimentos de clientes, pagamentos de fornecedores e pagamentos de despesas.

BALANÇO PATRIMONIAL – EMPRESA ALFA

ATIVO em R$ PASSIVO em R$

31/12/X1 31/12/X2 31/12/X1 31/12/X2

Circulante 1.500 2.300 Circulante 1.000 1.000

Disponível 500 1.000 Fornecedores 1.000 1.000

Dupl. a receber 1.000 1.500 Empr. bancários - -

Estoques 3.000 4.800 I.R. a recolher 2.000 2.000

Total Circulante 500 2.640 Total Circulante 4.500 4.500

Não Circulante 500 2.640 Patrimônio Líquido - -

Investimentos 1.200 1.500 Capital social 4.500 4.500

Part.outras cias -200 -320 Lucros retidos

Imobilizado 2.000 3.000 Total do P.L.

Móveis e utensílios

3.000 4.180

(-) Depr. acum.

3.500 6.820

Terrenos

Total Não-Circul.

Total Não-Circul. 6.500 11.620 Total 6.500 11.620

PLANILHA DOS METODOS DIRETO E INDIRETO DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA – MÉTODO DIRETO

Fluxos de caixa das atividades operacionais:

Recebimentos de Clientes (+)

Pagamento de Fornecedores (-)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com