TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LIDERANÇA COMO O CARÁTER PODE INFLUIR NOS LUCROS

Por:   •  1/6/2021  •  Resenha  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 2

LIDERANÇA - COMO O CARÁTER PODE INFLUIR NOS LUCROS

Harvard Business Review

O desempenho de líderes com altos valores éticos se destaca em suas organizações, fazendo a empresa ter um alto retorno sobre ativos (ROA).

A recíproca é verdadeira para CEOs com baixa avaliação de caráter, onde a média desse retorno é 5 vezes menor.

A partir de um estudo realizado pela consultoria de liderança da KRW Internacional, existem 4 princípios morais universais: integridade, responsalibidade, perdão e compaixão.

Para conseguir quantificar a consistência em que CEOs e sua equipe de gestão expressavam esses 4 princípios,  aplicou-se um questionário entre os funcionários de diversas organizações americanas.

  • Classificação:

CEOs Virtuosos: Líderes que defendem o que é certo, preocupam-se com o bem comum, relevam erros (seus e dos outros) mostrando empatia. Em geral, possuem alta pontuação nos 4 princípios e se engajam em comportamentos que revelam forte caráter.

CEOs Autofocados: foram muitas vezes mencionados por terem deturpado a verdade em benefício próprio e estão sempre mais preocupados consigo mesmos, e com sua própria segurança financeira, do que com os outros.

Normalmente, os líderes não se enxergam da maneira como seus funcionários o enxergam. CEOs que tiveram escores mais altos atribuíram a si mesmos escores ligeiramente mais baixos - um sinal de humildade e maior evidência de princípios sólidos. E a recíproca também foi verdadeira, CEOs autofocados se consideravam virtuosos.

O caráter de uma pessoa pode sofrer alterações ao longo da vida, mas é essencial que ela identifique-o e busque ajuda caso preciso, ao mesmo tempo que lidera, age e decide.

Já é comprovado e há evidências que tanto as pessoas que trabalham em volta, quanto a empresa, se beneficiarão com a boa conduta de um líder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (66.8 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com