TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização, sistemas e métodos na era do conhecimento: administrando as organizações no século XXI

Por:   •  9/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.704 Palavras (27 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 27

REFERÊNCIA

MICHEL, Maria Helena; Organização, sistemas e métodos na era do conhecimento: administrando as organizações no século XXI; Unid 3, págs. 54-70, Apostila didática, Belo Horizonte, 2004

Unidade de estudo 4

Estrutura das Organizações

Resumo

Etimologicamente, pode-se entender estrutura como um conjunto de elementos inter dispostos, cuja existência e função são resultado desse relacionamento. Estrutura dá idéia de organização, base, entrelaçamento, união para fortalecimento e sustentação. A estrutura de uma empresa é muito mais que o seu aparato físico, suas instalações; ela é o arranjo dos elementos que constituem uma organização; é a organização, a ordenação e o agrupamento de suas atividades, recursos, pessoas, visando ao alcance dos objetivos e resultados previstos. Conjunto integrado de elementos suporte que formam as demais partes componentes de um organismo, a estrutura é representada pelo conjunto de órgãos, suas relações de interdependência e a via hierárquica existente. Fazem parte dela, também, as pessoas que pertencem a ela e as relações existentes entre as pessoas, entre as pessoas, entre superiores e subordinados e os outros fatores internos da organização. Nesta unidade de estudo, serão vistos modelos, fatores condicionantes e níveis de poder e hierarquia da estrutura organizacional, como, também, conceitos e as formas mais comuns de departamentalização, atividades de linha, assessoria, e as técnicas de organização organograma, análise de processos e fluxograma.

Tópicos que compõem o capítulo                                                                                                           Página

4.1 - Sistemas componentes            54  

4.2 - Fatores condicionantes           55

4.3 - Níveis de poder e hierarquia           56

4.4 - Estruturas formal e informal           57

4.5 - O organograma – representação gráfica da estrutura formal           57

4.6 - Estrutura organizada por funções            60

 4.6.1 - departamentalização por quantidade            61

 4.6.2 - departamentalização por produtos ou serviços            61

 4.6.3 - departamentalização por etapas do processo produtivo            62

 4.6.4 - departamentalização funcional            62

 4.6.5 – departamentalização por projetos            63

 4.6.6 - departamentalização matricial            64

 4.6.7- Atividades de linha e assessoria            65

4.7 - Estrutura organizada por processos            67

4.7.1 - Análise de processos            68

4.7.2 - O Fluxograma – o gráfico representativo do fluxo do processo            70

Competências e habilidades desejadas com este estudo

  • entender a importância e a significação da estrutura e da cultura organizacionais;
  • identificar os fatores que condicionam a qualidade de uma estrutura, os níveis de poder nas organizações
  • identificar e aplicar as técnicas de organização organograma, fluxograma e análise de processos
  • identificar formas de departamentalização, capacitando-se a escolher a mais adequada a cada situação;
  • distinguir os diferentes papéis, características e benefícios das atividades de linha e assessoria;

Para as organizações, estrutura é a disposição dos elementos

físicos, materiais, tecnológicos e humanos, e as relações entre esses elementos,

que, ordenados, buscam um fim comum.


4.1 - Sistemas Componentes

Entender a organização como um sistema pressupõe admitir que ela seja composta de elementos ou componentes interdependentes. Tradicionalmente, para Rebouças Oliveira, pode-se distinguir quatro sistemas da estrutura organizacional:

  • Sistema de Responsabilidade – compromisso, obrigações resultantes da distribuição de atividades, execução de tarefas; formas de departamentalização da organização, e o exercício das atividades de linha e assessoria;
  • Sistema de Autoridade - resultado da distribuição do poder, relações hierárquicas entre chefes e subordinados, componentes do processo decisório, e estilos gerenciais.
  • Sistema de Comunicação - interação, troca de conhecimento, informações entre os membros e unidades da organização. É a resposta às questões: o quê? Como? Quando? Por que? De quem parte? Quem fala pela empresa? Para quem? Qual o nível de sigilo e abertura da empresa?
  • Sistema de Suporte à Decisão  - resultado do uso da informação na organização e seus sistemas de informação existentes. (dados, informações utilizadas na empresa, decisão (tipos, objetivos), os sistemas de informação).

Para Emery e Trist (1946), pode-se admitir, pelo menos, dois sistemas:

  • Sistema técnico – formado por recursos e componentes físicos e abstratos, que, até certo ponto, independem das pessoas: objetivos, divisão do trabalho, tecnologia, instalações, duração das tarefas, procedimentos, sistemas informatizados.
  • Sistema social – formado por todas as
  • manifestações do comportamento dos indivíduos e dos grupos: relações sociais, grupais, grupos informais, cultura, clima, atitudes e motivação.

A administração científica tradicional focaliza apenas a eficiência do sistema técnico e deixa as pessoas em segundo plano. A Escola de Relações Humanas, co contrário, focaliza apenas o sistema social e deixa a tarefa em segundo plano. A administração sistêmica propõe uma visão integrada: as organizações são sistemas sociotécnicos. É impossível estudar ou gerenciar um sistema sem levar em conta o outro.

Para Kast e Rosenzweig, podemos enxergar outros sistemas, na medida em que os sistemas são construções cognitivas. Para os autores, é possível distinguir três sistemas, e não apenas dois, nas organizações:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.1 Kb)   pdf (1.7 Mb)   docx (687.3 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com