TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Socioeconomia e Geopolítica

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.499 Palavras (6 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 6

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Socioeconomia e Geopolítica

Curso: Marketing

Professor: Nélio Herzmann Junior

Nome do estudante: Willian Alves Uliana

Data: 25-04-2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1

Na evolução do sistema internacional percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)

R: Os Estados Unidos foi o primeiro estado nacional formado fora do território europeu,  e caracterizou-se por ser uma nação agroexportadora, cujos principais produtos primários eram o tabaco e o algodão. A partir de 1870, porém, o país realizou o que Fiori, classificou como: “... a revolução que criou o mercado nacional americano...”. Mesmo com a industrialização tardia, inspirada na revolução industrial oriunda da sua ex-metrópole, os Estados Unidos ocuparam um papel de vanguarda neste processo, seja pela criação de máquinas inovadoras como o automóvel, seja pela inauguração de grandes conglomerados industriais como a companhia petrolífera Standard Oil Company, bem como pela empregabilidade de novos processos produtivos, como o taylorismo.

Criado por Frederick W. Taylor (1856-1915), o taylorismo se caracterizou por organizar os trabalhadores de forma hierarquizada e sistematizada, fazendo com que cada um desenvolvesse uma atividade específica no sistema produtivo industrial.

De forma análoga, Henry Ford  (1863-1947), pioneiro da indústria automobilística, desenvolveu um processo industrial baseado na linha de montagem, com o intuito de baixar os custos de produção e permitir o consumo em massa de seus produtos. Esses métodos produtivos industriais foram extremamente importantes para a consolidação da supremacia norte-americana no século XX , na exploração, na Mais Valia profeticamente descrita por Marx.

Outro fator decisivo para a ascensão Norte Americana foi a forma como o país superou a  Grande Depressão, em 1929, mesmo que tenha sido originada no país  devido a uma crise de superprodução, onde havia mais mercadorias que consumidores (oferta maior que a demanda), que ocasionou uma queda nos preços, na produção, nos postos de trabalho e nos lucros, resultando na paralisação da produção industrial, do comércio e na quebra da bolsa de valores, contribui para tornar os Estados Unidos hegemônicos no mundo capitalista, pois o crash tomou tamanha proporção que, com exceção de algumas economias fechadas existentes ao redor do globo naquela época, como a União Soviética, arrasou toda a economia mundial.  Entretanto, através de políticas intervencionistas,  a partir da aplicação da teoria keynesiana , os Estados Unidos foram uma das primeiras nações no mundo a se recuperar da crise, praticamente dez anos depois, em 1939, as portas da Segunda Guerra Mundial.

A ascensão americana tem consolidação com a rendição do Japão, último país do eixo a desistir da guerra, em agosto de 1945, após as bombas atômicas lançadas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki onde marcou o fim da segunda guerra mundial e assim  os bancos norte-americanos tornaram-se os principais credores dos países europeus que participaram do confronto.

Questão 2

A ONU é patrocinadora do projeto Objetivos do Milênio, lançado em 2000 para diminuir as principais mazelas no mundo a partir de 8 principais objetivos. Neste sentido, eleja dois países e, a partir de uma pesquisa na rede de computadores, aponte os resultados quantitativos e qualitativos deles em relação a estes objetivos. Faça a comparação histórico-temporal, incluindo como o Estado/país estava em 2000 e como está nos dias atuais, respeitando a existência mais atual de dados. Seu texto deve ter de 20 a 30 linhas e  citar as referências utilizadas para coletar as informações.  Os sítios da própria ONU e das embaixadas dos Estados são fontes importantes para consulta. (5,0 pontos)

R: Com o prazo limite para a consecução dos ODM no horizonte, é pos-
sível constatar progressos na maioria das áreas. Várias metas importantes 
foram ou serão atingidas no decorrer de  2015, assumindo o contínuo compromisso por parte dos governos nacionais, da comunidade internacio-
nal, da sociedade civil e o do setor privado. No entanto, os progressos 
em muitas áreas estão longe de serem suficientes. São necessários 
com urgência esforços redobrados, em especial nas regiões mais 
atrasadas para impulsionar os avanços e alcançar os máximos proveitos.

 A comunidade mundial deve orgulhar-se dos seus feitos até 
agora e aproveitar a dinâmica existente para atingir tantos objetivos 
quanto possível até 2015 e obter proveitos para todos. Os 8 principais objetivos que a ONU tem como meta são: Erradicar a pobreza extrema e a fome, Alcançar o ensino primário universal, Promover a igualdade entre os sexos e a autonomização das mulheres, Reduzir a mortalidade infantil, Melhorar a saúde materna, Combater o VIH/SIDA, a malária e outras doenças, Garantir a sustentabilidade ambiental e criar uma parceria global para o desenvolvimento. Existem muitos países que estão elencados como beneficiários dos Objetivos de Desenvolvimento Mundial. Vamos então, citar dois desses países.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (350.1 Kb)   docx (78.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com