TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Telefonia Móvel

Por:   •  3/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.861 Palavras (16 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

FACULDADE ESAMC DE UBERLÂNDIA

PESQUISA DE MERCADO 2

USUÁRIOS DE INTERNET MÓVEL

UBERLÂNDIA 2017

[pic 2]

FACULDADE ESAMC DE UBERLÂNDIA

PESQUISA DE MERCADO 2

USUÁRIOS DE INTERNET MÓVEL

ALUNOS:

ARTHUR MATHEUS CORDEIRO SANTOS

BÁRBARA MARIANA PEREIRA DE ARAÚJO MEDEIROS

JULIANNE LIMA NASCIMENTO

UBERLÂNDIA 2017

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        OBJETIVO GERAL        4

3.        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        5

4.        METODOLOGIA        7

4.1        Tipos de Pesquisa        7

4.2        Universo        7

4.3        Amostra        8

4.4        Segmentação        8

4.5        Entrevistadores        8

4.6        Abordagem        9

4.7        Script        9

4.8        Questionário        9

5.        FREQUÊNCIA        11

6.        GRÁFICOS        16

7.        CONCLUSÃO        22

8.        REFERÊNCIAS        22

9.        ANEXOS        23

9.1        Custos        23

9.2        Orçamento        24

9.3        Cronograma        24

9.4        Carta Proposta        25


  1. INTRODUÇÃO

A telefonia móvel foi uma das mais curiosas invenções tecnológicas nos últimos tempos, pois foi com um simples aparelho para comunicação “fora de casa” que se tornou indispensável na vida moderna e há ainda quem diga que não consegue ficar sem o celular e a internet. Ambos foram desenvolvidos no século XX e hoje com o grande avanço da tecnologia conseguimos conectar com o mundo todo.

Em 1973 a Motorola fez uma apresentação do celular, com 5 cm de comprimento e 7 cm de largura, pesando 1Kg e com uma bateria que durava 20 minutos. Porém só em 1990 que o primeiro celular foi lançado no Brasil, o aparelho já era um pouco mais compacto. Após o surgimento da telefonia móvel, os celulares já passaram por cinco gerações, sendo: 1G, 2G, 2,5G, 3G, 3,5G e 4G, a última atualmente ainda está em desenvolvimento, sendo aprimorada para a próxima geração.

A internet chegou ao Brasil em 1998 por uma iniciativa da comunidade acadêmica de São Paulo, e no final de 1994 começou a exploração comercial a partir de um projeto da Embratel, inicialmente através de linhas discadas, e posteriormente através de acessos dedicados via RENPAC ou linhas E1. A primeira versão e internet para o celular foi a chamada WAP (Wireless Application Protocol). A WAP surgiu como um protocolo de comunicação de dados para redes sem fio entre os dispositivos móveis.

Dessa forma, pesquisas recentes apontam que houve um aumento significante no uso de celular para acessar a internet, e pela primeira vez no Brasil esse número foi maior do que o acesso pelo computador, é o que aponta o Suplemento de tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), divulgado pelo IBGE.

Além disso, o número de acessos em banda larga móvel já supera em muito o de banda fixa. Considerando acessos 3G e 4G, a banda larga móvel fechou o ano de 2015 no Brasil com 191,8 milhões de acessos, contra 25,4 milhões em banda larga fixa. Com a facilidade do acesso, o crescimento do e-commerce no Brasil teve um aumento, em 2014 as compras por smartphone totalizaram R$15,1 bilhões, representando mais de um sexto do e-commerce brasileiro. Em novembro de 2015 essa marca já estava próxima de 20%, indicando que praticamente um quinto das compras já é realizado através do smartphone.

Contudo, pode-se verificar que no final do século XX todo o mundo passou e ainda passa por grandes evoluções tecnológicas, é imprescindível que aqueles que pretendem se manter no mercado se inovem na mesma velocidade que a tecnologia está chegando, tirando como exemplo a telefonia móvel e a chegada da internet nas nossas vidas.

  1. OBJETIVO GERAL

O primeiro objetivo desta pesquisa é identificar a dor de mercado dos usuários de internet móvel da cidade de Uberlândia. Obtendo informações sobre as necessidades dos próprios usuários, buscamos a solução mais viável e objetiva para atendê-los.

Segundo, desenvolver um produto para atender a dor de mercado identificada através da pesquisa, de acordo com a percepção dos entrevistados ou do público a ser atingido.

[pic 3]

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Cor

Por que: As cores possuem diversos efeitos sobre os consumidores algumas estimulam áreas do cérebro as quais podem promover excitação ou tranquilidade.  Sabendo disso grandes são facilmente capazes de influenciar seu público alvo simplesmente combinando as cores certas. –Viver de blog.com/psicologia-das-cores

Para que: Após a análise das pesquisas, o produto receberá as cores que mais foram citadas pelo nosso público, influenciando diretamente no inconsciente dos nossos consumidores para aumentar as vendas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (864.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com