TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria da Publicidade

Por:   •  16/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3

Guião para Spot Radiofónico: 1. Escolha da marca.; 2. O spot é curto. Há pouco tempo para mostrar os atributos do produto e para tentar vendê-lo; 3. O spot deve começar com algo que capte a atenção do ouvinte: uma pergunta, um som inesperado, etc; 4. No esboço do guião, aponte os conceitos que quer transmitir; 5. Use apenas a informação mais relevante e deixe contacto da empresa que está a promover; 6. Para facilitar, o guião pode ser escrito numa folha que tenha duas colunas: Numa delas, estará escrito o nome de quem pronuncia a fala, na segunda, o que é dito e os sons que são produzidos; 7. Escreva o guião de modo a que o anúncio comece e termine de maneira pujante. Um bom slogan, um jingle, por exemplo; 8. O spot deve entreter e divertir. O objetivo é levar à compra; 9. Faça uma boa gestão do tempo. 30 segundos alugados a uma rádio são efetivamente 30 segundos. Não pode passar o limite temporal ou o anunciante terá que pagar mais.

A eficácia de spots de rádio depende de quatro fatores: 1.Identificação com a marca: Em rádio não é possível mostrar imagens, cores, pessoas ou objetos (elementos que ajudam a gerar a identificação com a marca), por isso é necessário que,  através das palavras, consiga transferir para o ouvinte a marca e a sua imagem.  Utilize palavras-chave com emoção; 2. Slogan: O slogan deve ser uma frase marcante para que permaneça na mente dos ouvintes. A mensagem deve ser clara, fácil de entender e memorizável; 3. Linguagem clara: As possibilidades de fazer publicidade na rádio são muitas, mas estas devem ser de fácil compreensão, caso contrário a mensagem não chega aos potenciais clientes, pois o mais provável é ser rejeitada imediatamente; 4. Música e “Linguagem Visual”: A limitação da imagem é uma desvantagem já conhecida na rádio, por isso deve jogar-se com todas as ferramentas possíveis para criar uma imagem na mente do ouvinte. As ferramentas que muitas vezes ajudam a criar uma imagem são a música e efeitos sonoros (tempestade, aplausos, risos etc.) Se o som  impressionar e a mensagem for fácil de entender, o spot será aceite pelos ouvintes de uma forma positiva.

Linguagem do audiovisual: A publicidade explora as linguagens próprias do audiovisual: texto escrito e/ou falado, imagens reais ou animadas e som (vozoff, diálogos, som ambiente, efeitos sonoros, música). Qualquer inovação em televisão é acompanhada de estudos preliminares que assegurem minimamente o lucro para a emissora. Nessa ótica, também a televisão tem como meta a construção de um discurso que mostre a sua eficácia junto ao público e, indiretamente, dê uma ideia da sua posição no mercado.  

Product Placement: A necessidade de auto-financiamento  das produtoras televisivas, o atual estado de saturação publicitária na televisão, particularmente em prime-time e a indiferença que o receptor manifesta face aos modelos de publicidade tradicional, levou as produtoras televisivas e os canais televisivos a adoptar, cada vez mais, o product placement. A saturação publicitária que se assiste nas televisões de todo o mundo tem levado os anunciantes a escolherem outras formas não tradicionais de comunicarem os seus produtos e marcas. Uma delas centra-se na inserção de marcas no interior do programas, vulgo product placement. Ao percepcionar o produto/marca como parte integrante do cenário, fica, assim, mais permeável às mensagens das marcas. Por outro lado, estas, ao surgirem num contexto de utilização, acabam por ficar mais facilmente retidas na sua memória conduzindo, por vezes, a mudanças de atitudes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (67.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com