TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria de administração Frederick Winslow Taylor

Por:   •  14/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

Teoria de administração

Frederick Winslow Taylor, engenheiro norte-americano, desenvolveu um modelo de Administração Científica, conhecido como Taylorismo, o principal objetivo desta técnica é otimizar as tarefas desempenhadas nas empresas, através da organização e divisão de funções dos trabalhadores, visando aumentar a eficiência operacional, para Taylor o operário era conceituado como Homo-economicus, ou seja, sua única motivação era o dinheiro. Os princípios estabelecidos por Taylor: Planejamento, Seleção e preparo, Controle e Execução são utilizados até hoje, sendo que em sua maioria foram aperfeiçoados com o intuito de haver um melhor relacionamento com o trabalhador.

Henry Ford, empresário norte-americano, criador do Fordismo, um sistema de produção em massa, cujo objetivo principal era reduzir ao máximo os custos de produção e assim baratear o produto, podendo vender para o maior número possível de consumidores. Dentro deste sistema de produção, uma esteira rolante conduzia o produto até o funcionário, que não precisavam sair do seu local de trabalho, aumentando assim a velocidade da produção. Muitas empresas até os dias atuais utilizam seu modelo de produção, para atender a demanda da sociedade com maior eficiência. A esteira rolante foi aperfeiçoada com o decorrer do tempo, mas continua sendo utilizada junto com a robotização.

Henri Fayol, engenheiro francês, idealizador da Teoria Clássica da Administração onde a principal preocupação era com a estrutura das organizações, ou seja, a disposição dos setores da empresa e as relações entre os mesmos. Fayol definiu, ademais, os elementos do processo administrativo, quais sejam: Prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Como toda ciência, a administração deveria se basear em princípios. Os princípios gerais da administração para Fayol eram: Divisão do trabalho, Autoridade e responsabilidade, Disciplina, Unidade de direção, Subordinação dos interesses individuais aos gerais, Remuneração de pessoal, Centralização, Cadeia Escalar, Ordem, Equidade, Estabilidade de pessoal, Iniciativa, Espírito de equipe. A teoria clássica é usada até hoje nas empresas de pequeno, médio ou grande porte. As divisões de trabalho foram baseadas na pirâmide dentro das organizações atuais, porém com inovações.

George Elton Mayo, psicólogo australiano, professor sociólogo e pesquisador das organizações, desenvolveu experiências que ficaram conhecidas como Experiências de Hawthorne. Como resultado das experiências, foram traçados os princípios básicos da Teoria das Relações Humanas que surge nos Estados Unidos como um movimento de oposição à Teoria Clássica. Com a chegada da Teoria das Relações Humanas, temas como motivação, liderança, comunicação, organização informal, dinâmica de grupo etc. passam a fazer parte do cotidiano empresarial, bem como a participação do psicólogo e sociólogo passa a ter sua importância dentro das organizações. O Homo-economicus cede lugar ao homem social, fazendo com que a felicidade do ser humano seja vista a partir de novas perspectivas. As Relações Humanas são utilizadas até hoje como uma teoria para que se tenha alguma interação entre organização e funcionário, bem como o bem-estar e a motivação são essenciais para o resultado da produtividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (33 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com