TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Voz do Corpo: A Comunicação Não-Verbal e as Relações Interpessoais

Por:   •  4/12/2016  •  Resenha  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO – UNASP

DISCIPLINA: Comunicação Empresarial.                          

SEMESTRE:

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS                            

PROFESSOR: Prof. Dr. Anailton Matos                          

ALUNO:  Fábio Eduardo Cruz                                          RA: 97013

A Voz do Corpo: A Comunicação Não-Verbal e as Relações Interpessoais.

                                           

                                            Resumo.

No texto “A voz do corpo: A comunicação não – verbal e as relações interpessoais”, Vera Regina Birck salienta, que o nosso corpo se expressa e da informações bem mais que as nossas palavras, saber ler essa linguagens não –verbais é importante, pois é através dela que, conseguimos captar a verdadeira personalidade das pessoas e saber se estão sendo honestas ou não. Ao observar o corpo percebemos as mensagens e informações que são transmitidas através dele, podendo identificar elementos em sua totalidade que expressão seu comportamento, me dizendo se está pessoa está nervosa, impaciente, ou se está falando uma verdade ou uma mentira.

Vera Birck (2008, p. 2) “Sobretudo revela o que queremos que pensem de nós”

Segundo Birck, o autor ressalta que ao observar os gestos, posturas e expressões faciais, ele consegue coletar mais informações, do que se estivesse em uma conversa, pois o corpo nos transmite várias informações, que são demonstradas em nossos gestos, como um simples sorriso, que diz muito sobre a pessoa, pois nele ela expressa seus sentimentos e sensações, ou a forma como se veste, cores que utiliza e também a forma como se comporta, tudo isso são informações que revelam sua identidade.

[...]a observação é uma técnica de coleta de dados para conseguir informações e utiliza os sentidos na obtenção de determinados aspectos na realidade. Não consiste em apenas ver e ouvir, mas também em examinar fatos ou fenômenos que se desejam estudar (MARCONI, 1996, p. 79 apud BIRCK, 2008, p. 3).

Birck afirma que, estamos em constante comunicação, sendo ela verbal e não verbal, comunicar -se é fundamental, e saber a forma certa de se expressar é necessário, somos observados o tempo todo, através de nossas expressões, gestos e comportamentos.

Marconi (1996, p, 79) [...] “a observação ajuda o pesquisador a identificar e a obter provas a respeito de objetivos sobre os quais os indivíduos não tem consciência, mas que orientam seu comportamento”.

Vera enfatiza que ao se comunicar é necessário ter sincronia entre a comunicação verbal e a comunicação não verbal, pois você pode estar transmitindo uma informação e seu corpo passar outra, dando a entender que está mentindo, por isso é necessário que a comunicação verbal e a não verbal, se completem, para que possam trabalhar e transmitir informações claras e compreensivas aos receptores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (86.9 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com