TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A atuação da publicidade no setor de serviços

Por:   •  22/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.259 Palavras (6 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 6

1.2 A atuação da publicidade no setor de serviços

 

            O ser humano e a comunicação possuem uma relação bem longínqua. Mesmo antes da linguagem escrita, os humanos já tinham o hábito de associar um som ou gesto a algum objeto, ou ação, criando assim os signos e seus significados, a base da comunicação, e com o tempo, essa linguagem foi se desenvolvendo e se tornando mais robusta, com registros humanos que datam de 35 mil a 15 mil anos no passado (Bordernave, 1997).

Os meios de comunicação foram surgindo com o tempo, primeiro com desenhos primitivos nas paredes de cavernas, recorrendo a pigmentos naturais para pintar cenários. Com a descoberta do papel, foram então capazes de armazenar a conhecimento de maneira mais eficaz, e este método foi sendo aprimorado até chegarmos no jornal de papel moderno (Bordernave, 1997). Mas como nunca, a comunicação vem sendo transformada com as novas tecnologias da informação.

A sociedade em rede que vivemos hoje transformou como nos comunicamos. O advento da internet e os smartfones, alargou imensamente os canais de comunicação possíveis (Maria, 2015). Além dos canais, a quantidade de informações acessíveis ao indivíduo também se expandiu, com milhares de dados e conhecimentos, sobre os mais variados assuntos e temas, tudo a disposição de qualquer um. Não só estamos conectados ao conhecimento, mas estamos conectados uns com os outros, numa rede aonde cada um é emissor, e receptor de informações. Em 2019, a GlobalWebIndex informou que o uso global de redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, entre outros) aumentou em 60% desde 2012, e o Brasil foi ranqueado como o segundo país que mais passa o tempo dentro destas plataformas da internet. Mas, querer destacar uma mensagem entre as milhares de mensagens enviadas por segundo, é um difícil desafio. Nesses momentos, os conhecimentos publicitários entram em ação.

Publicidade, são diversas técnicas de comunicação usadas em prol de um objetivo de mercado. Com o início da era industrial, no começo do século XX, a publicidade se tornou aliada do capital, já que, com a produção em massa de produtos, era necessário o aumento do desejo de consumo das pessoas, e é nesse contexto em que as técnicas de comunicação serão usadas, para a criação de mensagens de persuasão (Muniz, 2004). Na nossa atual sociedade de consumo, o ato de comunicar um produto e/ou serviço se tornou comum no nosso dia a dia, não sendo só mais uma escolha de anunciar ou não, hoje a publicidade é vital para o mercado (Maria, 2015 – Peixoto, 2007).

Na internet, a publicidade enfrenta novos desafios. No século passado, a comunicação seguia uma via única, a mensagem partia do emissor, passava por um meio de comunicação, e chegava no receptor. Mas, como dito anteriormente, hoje todos somos emissores e receptores, e não há via única de comunicação na rede, existe uma diversidade de canais possíveis, e cada canal emite uma quantidade enorme de informações. É mais importante do que nunca, na internet, entender o público ao qual se pretende anunciar um serviço, quais seus hábitos e gostos, assim é possível localizar o lugar na rede com maior probabilidade de ser frequentado pelo perfil desejado, garantindo que a mensagem chegue ao destino (Maria, 2015 – Kotler, 2000). Contudo, a mensagem chegar não basta, ela precisa ter que chamar a atenção, para isso o publicitário é munido de diversas técnicas de criação textual e visual, para poder criar uma mensagem atrativa ao público, que seja compatível com o perfil traçado. Além do público, a mensagem deve se adequar a outros fatores, como as particularidades de cada meio, ainda mais na internet, onde cada rede possui características próprias de linguagem, mas deve se adequar também as diferentes normas publicitárias para cada categoria de serviço anunciado. Como é o caso deste trabalho, observaremos os cuidados e particularidades da publicidade usada no setor de saúde.

 

1.2.1 Publicidade no setor de saúde

 

            Um tema recorrente na vida cotidiana, é a saúde, e é de se esperar que esse mesmo tema seria abordado nas interações em rede. É comum encontrar em diversos meios online informações a respeito de saúde, principalmente a física e mental, muito é difundido, e toda essa informação começa a influenciar o indivíduo em suas decisões sobre saúde (Maria, 2015).

            Com essas informações em mãos, os indivíduos ficam mais conscientes com a sua própria saúde, assumindo um papel mais opinativo e crítico quanto aos seus remédios e tratamentos, perdendo um pouco da submissão que existia com as indicações médicas (Maria, 2015). Mas, existem outros fatores na relação da saúde com a internet que vem para aproximar mais médicos de pacientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (73.6 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com